Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39737

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Eleta de Carvalho-
dc.contributor.authorSANTOS, Adriana Maria Maia dos-
dc.date.accessioned2021-04-13T20:13:41Z-
dc.date.available2021-04-13T20:13:41Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriana Maria Maia dos. O ensino de História no Ensino Médio: mobilidade urbana e transportes na Primeira República brasileira. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39737-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata sobre o ensino de história no ensino médio: mobilidade urbana e transportes na Primeira República brasileira. O objetivo da investigação foi compreender aspectos da historicidade dos transportes no período na Primeira República no Brasil relacionando-os à mobilidade urbana à época, com vistas a problematizar o tema no ensino de história no Ensino Médio. Especificamente buscou-se a) apreender aspectos da trajetória do ensino de história no ensino médio na educação brasileira; b) compreender aspectos da historicidade dos transportes no período da Primeira República; c) relacionar o ensino de história a aspectos da mobilidade urbana visando o desenvolvimento da consciência histórica de estudantes do ensino médio; e d) elaborar um caderno de orientação didática para subsidiar o trabalho de professores e professoras do ensino médio. A investigação foi guiada pela seguinte questão: de que forma o estudo sobre as transformações vivenciadas na Primeira República no Brasil, em especial, aquelas referentes aos meios de transporte poderão contribuir para a aprendizagem histórica de estudantes do ensino médio? Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza bibliográfica com apoio nos estudos de Bittencourt (2003), Guimarães (1993), Schmidt (2016), Cerri (2011) e Barca (2009), entre outros, para subsidiar a discussão sobre o ensino de história e a forma como a disciplina tem sido abordada na escola. Para fundamentar o debate sobre o conceito de consciência histórica, buscou-se apoio nos escritos de Rüsen (1992, 2010, 2011) e de Cerri (2007, 2011). O aporte teórico construído e a pesquisa e escolha de fontes iconográficas e literárias serviu de base para a elaboração de um caderno de orientação didática destinado a contribuir com a prática docente de professores e professoras de História do ensino médio por meio de uma proposta de oficinas pedagógicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectBrasil – História – Primeira Repúblicapt_BR
dc.titleO ensino de História no Ensino Médio : mobilidade urbana e transportes na Primeira República brasileirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8612865994454346pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1696659914933898pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis research deals with the teaching of history in high school: urban mobility and transport in the First Brazilian Republic. The objective of the investigation was to understand aspects of the historicity of transport in the period in the First Republic in Brazil, relating them to urban mobility at the time, with a view to problematizing the theme in history teaching in high school. Specifically, we sought to a) apprehend aspects of the history of high school history in Brazilian education; b) understand aspects of the historicity of transport in the period of the First Republic; c) relate the teaching of history to aspects of urban mobility with a view to developing the historical awareness of high school students; and d) prepare a didactic guidance book to support the work of high school teachers. The investigation was guided by the following question: how can the study on the transformations experienced in the First Republic in Brazil, in particular, those related to means of transport, contribute to the historical learning of high school students? For this, a bibliographic research was developed with support in the studies of Bittencourt (2003), Guimarães (1993), Schmidt (2016), Cerri (2011) and Barca (2009), among others, to support the discussion about the teaching history and the way the subject has been approached in school. To support the debate on the concept of historical consciousness, support was sought in the writings of Rüsen (1992, 2010, 2011) and Cerri (2007, 2011). The theoretical support built served as the basis for the elaboration of a didactic guidance book aimed at contributing to the teaching practice of high school History teachers through a proposal of pedagogical workshops.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Adriana Maria Maia dos Santos.pdf941,35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons