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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39811

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Título: Cinema, historiografia e usos do passado : uma análise da representação da história e de questões étnico-raciais em Ganga Zumba (1964) e Quilombo (1984)
Autor(es): PEDROSA, Gabriel Medeiros Alves
Palavras-chave: Brasil – História; Brasil – História – Palmares, 1630-1695; Cinema e História; Cinema brasileiro; Historiografia
Data do documento: 8-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEDROSA, Gabriel Medeiros Alves. Cinema, historiografia e usos do passado: uma análise da representação da história e de questões étnico-raciais em Ganga Zumba (1964) e Quilombo (1984). 2021. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A presente pesquisa, cuja abordagem situa-se no campo da “escrita fílmica da história”, tem como objetivo realizar uma intepretação histórica dos filmes Ganga Zumba (1964) e Quilombo (1984), do cineasta Carlos Diegues. Além de considerar as obras fílmicas como fontes, as observo como sendo formas específicas de narrar o tempo histórico e de construir representações do passado. Analiso os filmes situando-os em um lugar social, partindo da premissa de que, como obras artísticas e intelectuais, eles são perpassados por um conjunto de práticas e representações. Nessa relação entre cinema e história, um dos cernes da pesquisa está em compreender como os filmes históricos se apropriam da história e fazem uso do passado, como constroem determinados enquadramentos e significados através da mobilização de recursos cognitivos e simbólicos. Tendo em vista os temas que os filmes retratam – além das questões estéticas –, a pesquisa se estende a uma abordagem ampliada: serão discutidos não apenas os filmes em questão, mas também a historiografia do Quilombo dos Palmares, os usos do passado em torno da história da resistência negra e a representação do negro no cinema brasileiro. A opção por essa abordagem decorre fundamentalmente da necessidade de análise sincrônica e diacrônica dos objetos fílmicos e de suas representações, não sendo necessariamente uma metodologia incontornável na análise de filmes históricos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39811
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

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