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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39814

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Gislainy Alencar-
dc.date.accessioned2021-04-20T13:39:42Z-
dc.date.available2021-04-20T13:39:42Z-
dc.date.issued2005-08-31-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Gislainy Alencar. Luís da Câmara Cascudo: a produção histórica de uma subjetividade integralista (1910-1940). 2005. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39814-
dc.description.abstractEntendendo a subjetividade como a maneira pela qual o sujeito faz a experiência de si mesmo em um jogo de verdade, no qual ele se relaciona consigo mesmo e com seus intercessores, é que este trabalho teve como objetivo estudar o processo histórico e social da produção da subjetividade de Luís da Câmara Cascudo de 1910 a 1940 do século passado e, dessa forma, entender quais foram os discursos, as tecnologias, os mecanismos que ajudaram a produzir esse sujeito de discurso, observando através de suas leituras, de suas amizades, do relacionamento com sua família, das histórias ouvidas na infância, do relacionamento com seus primeiros professores se o discurso religioso fez parte na criação e instauração de um modelo de subjetividade para Câmara Cascudo, pois esse sujeito é filho dessa sociedade descrita por Freyre como patriarcal, onde o discurso religioso exercia influência significativa na formação de subjetividade de muitos homens e mulheres. Por isso, fazer uma história de produção da subjetividade de Luís da Câmara Cascudo nos possibilita desnaturalizar, desmaterializar e desconfiar desse sujeito de discurso e de sua produção discursiva, mostrando que o sujeito é uma produção histórica, fruto de uma genealogia de poderes e de uma arqueologia de sabres. Que o discurso de Luís da Câmara Cascudo só foi possível em determinado momento, qual seja, as primeiras décadas do século XX, período de sua formação intelectual, e principalmente período em que sua subjetividade católica e patriarcal entra em choque com o mundo moderno, o que possibilitou ou impulsionou esse sujeito, falar de uma sociedade e de valores que ele próprio estava testemunhando seu desaparecimento. A emergência da sociedade burguesa e de novas formas de se comportar, novas sociabilidades, subjetividades e sensibilidades ditas modernas, provocou em Luís da Câmara Cascudo o medo de uma desterritorialização subjetiva e, portanto, a tentativa de barrar esse processo de dissolução, a tentativa de assegurar seu espaço existencial e social, de encontrar um lugar seguro, nessa sociedade, considerada por ele, turbulenta, se filiando ao Movimento Integralista. Um movimento que pregava a ressacralização de antigos valores como hierarquia, ordem, disciplina, caridade. Por fim, a ressacralização de instituições como a Igreja e a família. Valores e instituições de uma sociedade onde a subjetividade de Câmara Cascudo foi possível, a sociedade patriarcal, onde o discurso religioso era visto pela maioria dos homens e mulheres como o ordenador do mundo, como o único capaz de trazer ordem e estabilidade à sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCascudo, Luís da Câmara (1898-1986)pt_BR
dc.subjectQuantidade – Frutopt_BR
dc.subjectDesnaturalizar – Desmaterializarpt_BR
dc.titleLuís da Câmara Cascudo : a produção histórica de uma subjetividade integralista (1910-1940)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3016920687452027pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7585947992338412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding subjectivity as the way in which the subject experiences himself in a real game, in which he relates to himself and his intercessors, it is that this work aimed to study the historical and social process of the production of subjectivity of Luís da Câmara Cascudo from 1910 to 1940 of the last century and, thus, to understand what were the speeches, technologies, mechanisms that helped to produce this subject of discourse, observing through his readings, his friendships, the relationship with his family, the stories heard in childhood, the relationship with his first teachers if the religious discourse was part of the creation and establishment of a subjectivity model for Câmara Cascudo, because this subject is the son of this society described by Freyre as patriarchal, where the religious discourse had a significant influence on the formation of subjectivity for many men and women. Making a history of producing the subjectivity of Luís da Câmara Cascudo allows us to denaturalize, dematerialize and distrust this subject of discourse and his discursive production, showing that the subject is a historical production, the result of a genealogy of powers and an archeology of sabers. That Luís da Câmara Cascudos' speech was only possible at a certain moment, that is, the first decades of the twentieth century, the period of his intellectual formation, and especially the period when his Catholic and patriarchal subjectivity clashes with the modern world, the that enabled or boosted this subject, to talk about a society and values that he himself was witnessing his disappearance. The emergence of bourgeois society and new ways of behaving, new sociability, subjectivities and so-called modern sensibilities, provoked in Luís da Câmara Cascudo the fear of a subjective deterritorialization and, therefore, the attempt to stop this process of dissolution, the attempt to to ensure its existential and social space, to find a safe place, in this society, considered by him, turbulent, joining the Integralist Movement. A movement that preached the resacralization of old values such as hierarchy, order, discipline, charity. The resacralization of institutions like the Church and the family. Values and institutions of a society where the subjectivity of Câmara Cascudo was possible, the patriarchal society, where the religious discourse was seen by most men and women as the world's ordinator, as the only one capable of bringing order and stability to society.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

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