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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39941

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTORRES, Jesus Vázquez-
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, Paulo Fernando Souza da-
dc.date.accessioned2021-04-23T16:11:10Z-
dc.date.available2021-04-23T16:11:10Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Paulo Fernando Souza da. Linguagem e intersubjetividade no IV capítulo da Fenomenologia do Espírito de G.W.F. Hegel. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39941-
dc.descriptionTORRES, Jesus Vázquez, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VAZQUEZ TORRES, Jesúspt_BR
dc.description.abstractO problema ao qual nos propomos desenvolver neste trabalho consiste em pensar com Hegel sobre uma possível elucidação acerca do problema do reconhecimento de cada consciência-de-si dentro do estofo universal, que é a cultura, haja vista que para Hegel a verdade só pode ter seu lugar adequado dentro do universal. Esta posição foi objeto de muitas críticas, que o acusavam de ter anulado toda e qualquer singularidade em nome do universal. Pois bem, teremos a missão de através desta afirmação acusatória, torná-la em uma pergunta que nos instigará a investigar, se 1) pode ser transformada em uma indagação, 2) se a Fenomenologia do Espírito apresenta elementos probatórios em defesa do seguinte problema: como é possível que a individualidade de cada consciência-de-si não seja anulada pelo universal, e como a linguagem através da suprassunção lógica-ontológica, é o principal instrumento que possibilita o verdadeiro reconhecimento efetivo. Isso nos exige, portanto, que percorramos as experiências cognoscitivas mais primitivas que trilhará a consciência natural, até chegar a ser consciência-de-si, isso se deve ao fato que a suprassunção compreensiva da relação sujeito-objeto, que não justaponha aquela relação é de fundamental importância para que possamos pelo menos sinalizar uma possível resposta ao problema posto. Essa experiência como veremos é vivenciada desde o primeiro estágio da consciência, a certeza sensível, cuja verdade está na universalidade, veremos detalhadamente o que assumimos como pressuposto sinalizador que possibilitará a compreensão adequada do que ocorre no drama da relação intersubjetiva em busca do reconhecimento mútuo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectHegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831pt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas – Filosofiapt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.subjectReconhecimento (Filosofia)pt_BR
dc.titleLinguagem e intersubjetividade no IV capítulo da Fenomenologia do Espírito de G.W.F. Hegelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMORAES, Alfredo de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9810338831162621pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2600402554797258pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThe problem we propose to deal with throughout this work consists in thinking with Hegel on a possible elucidation about the difficulty of the recognition of each self- consciousness within the universal, which is culture, and that only because truth for Hegel can only have its proper place within the universal. This position has been severely criticized by those who accused Hegel of completely ruling out each and every singularity for the sake of the universal. So by taking this criticism as our starting point and transforming it into a question, we here task ourselves with the goal of trying to find if (1) it’s actually possible to question this assumption and (2) if the Phenomenology of Spirit presents enough support to answer the following: how is it possible for the individuality of each self-consciousness not to be ruled out by the universal, and how does language, through the logical-ontological aufheben, becomes the main instrument that allows the true effective recognition. For this we therefore have to follow on the footsteps of the most primitive cognitive experiences the natural conscience has gone through to elevate itself to a de facto self-consciousness. This is due to the fact that the comprehensive aufheben of the subject-object relationship cannot be seen as juxtaposed to the relationship that is of the utmost importance in order for us to provide a possible answer to our questioning. As we shall see, that experience is lived through from the first stage of consciousness, the so-called sensible certainty, whose truth lies in the universality. We will also detail what we assume as the signaling presupposition that will allow the proper understanding of what happens within the drama of intersubjective relationship in search of mutual recognition.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0982845170459372pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Filosofia

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