Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39952
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SPINILLO, Alina Galvão | - |
dc.contributor.author | PERALTA MARÍN, Leidy Johana | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-23T16:59:14Z | - |
dc.date.available | 2021-04-23T16:59:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
dc.identifier.citation | PERALTA MARÍN, Leidy Johana. Uma análise da compreensão leitora de enunciados de problemas matemáticos por crianças alunas do Ensino fundamental. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39952 | - |
dc.description | PERALTA MARÍN, Leidy Johana, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: PERALTA, L. J. M | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do estudo foi investigar a compreensão de textos matemáticos por crianças do ensino fundamental, associando esta habilidade à capacidade de resolver problemas (Isomorfismo e Produto de Medidas). Dois objetivos específicos foram considerados: (i) identificar as dificuldades específicas que as crianças têm para compreender enunciados de problemas verbais nos anos iniciais do ensino fundamental; e (ii) examinar as relações entre compreender e resolver problemas verbais. Participaram do estudo 120 crianças, de ambos os sexos, entre 7 e 11 anos de idade, estudantes do 3o, 4° e 5o ano do ensino fundamental de escolas públicas (baixa renda) e particulares (classe média) em Recife. Por cada ano escolar participaram 20 estudantes, divididos em dois grupos para realizar duas Tarefas de Compreensão (Reprodução e Responder Perguntas), e uma Tarefa de Resolução de problemas verbais, apresentadas em duas ordens diferentes por meio de entrevista. Assim, em cada uma das tarefas a apresentação dos problemas foi randomizada. Para analisar a Tarefa de Reprodução, foram consideradas quatro categorias: Categoria I: não responde e esboço; Categoria II: reprodução incompleta e alusão ao que precisa ser encontrado; Categoria III: reprodução completa e menção equivocada ao que precisa ser encontrado; e Categoria IV: reprodução apropriada e menção apropriada ao que precisa ser encontrado. Os resultados da Tarefa de Reprodução permitiram concluir que as crianças dos três anos escolares de ambas as escolas têm dificuldade para reproduzir os enunciados de Problemas apresentados: elas fazem um esboço do enunciado e raras são as reproduções apropriadas. Contudo, essas dificuldades eram mais expressivas nas crianças da escola pública. O tipo de problema não surgiu como um fator que determinasse a qualidade das reproduções. Por sua vez, a Tarefa de Perguntas que envolvia três questões: Pergunta 1: O que precisa ser encontrado?, Pergunta 2: Qual é a operação que usaria?, Pergunta 3: Quais seriam os números que usaria? Foi analisada em função do desempenho de forma geral e em cada uma delas. Os resultados dessa tarefa permitiram concluir que as crianças da escola particular compreendem melhor os enunciados de problemas do que as crianças da escola pública. Porém, para as crianças de ambas as escolas nos três anos escolares foi mais fácil compreender a Pergunta 1 do que compreender as Perguntas 2 e 3. Em particular, o avanço no ano escolar apenas influencia na compreensão da Pergunta 2 e 3, especialmente no Problema de Isomorfismo. Com respeito às comparações entre a Tarefa de Reprodução e de Resolução, concluiu-se que o desempenho na resolução de problemas nem sempre depende da compreensão do seu enunciado. A relação entre essas duas tarefas apenas foi evidente nos Problemas de Produto de Medidas (difíceis de ser resolvidos). No Problema de Isomorfismo (fácil de resolver), esta relação não foi identificada. Acerca das comparações entre a Tarefa de Perguntas e a de Resolução, verificou-se que a compreensão das diferentes instâncias constitutivas do enunciado do problema (a pergunta do problema, a operação e os números que devem ser empregados para resolvê-lo) está associada ao bom desempenho na resolução do problema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio em crianças | pt_BR |
dc.subject | Capacidade matemática em crianças | pt_BR |
dc.subject | Compreensão do enunciado | pt_BR |
dc.subject | Problemas matemáticos | pt_BR |
dc.title | Uma análise da compreensão leitora de enunciados de problemas matemáticos por crianças alunas do Ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2643012140711947 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9699640984791832 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of the study was to investigate the understanding of mathematical texts by elementary school children, associating this ability with the ability to solve problems (Isomorphism and Measurement Product). Two specific objectives were considered: (i) to identify the specific difficulties that children have to understand statements of verbal problems in the early years of elementary school; and (ii) examine the relationship between understanding and solving verbal problems. The study included 120 children, of both sexes, between 7 and 11 years old, students of the 3rd, 4th and 5th years of elementary school in public (low-income) and private (middle-class) schools in Recife. For each school year, 20 students participated, divided into two groups to perform two Understanding Tasks (Reproduction and Answering Questions), and a Task for Resolution of verbal problems, presented in two different orders through an interview. Thus, in each of the tasks, the presentation of the problems was randomized. To analyze the Reproduction Task, four categories were considered: Category I: does not respond and outline; Category II: incomplete reproduction and allusion to what needs to be found; Category III: complete reproduction and mistaken mention of what needs to be found; and Category IV: proper reproduction and appropriate mention of what needs to be found. The results of the Reproduction Task made it possible to conclude that the children of the three school years of both schools have difficulty to reproduce the statements of the problems presented: they make an outline of the statement and rare are the appropriate reproductions. However, these difficulties were more expressive in children from public schools. The type of problem did not appear as a factor that determined the quality of the reproductions. In turn, the Question Task, which involved three questions: Question 1: What needs to be found?, Question 2: What operation would you use ?, Question 3: What numbers would you use? It was analyzed according to the performance in general and in each one of them. The results of this task allowed us to conclude that the children of the private school understand the statements of problems better than the children of the public school. However, for children from both schools in the three school years it was easier to understand Question 1 than to understand Questions 2 and 3. In particular, the progress in the school year only influences the understanding of Question 2 and 3, especially in Problem of Isomorphism. Regarding the comparisons between the Reproduction and Resolution Task, it was concluded that the performance in solving problems does not always depend on the understanding of its statement. The relationship between these two tasks was only evident in the Measurement Product Problems (difficult to be solved). In the Isomorphism Problem (easy to solve), this relationship has not been identified. Regarding the comparisons between the Question Task and the Resolution Task, it was found that the understanding of the different constituent instances of the problem statement (the question of the problem, the operation and the numbers that must be used to solve it) is associated with the good performance in solving the problem. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Leidy Johana Peralta Marín.pdf | 967,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons