Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39974

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Amilcar Almeida-
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da-
dc.date.accessioned2021-04-25T18:35:48Z-
dc.date.available2021-04-25T18:35:48Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Antônio Vanderlan da. Entre o cânone e o moderno: um olhar sobre as gravações de Levino Ferreira. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39974-
dc.description.abstractLevino Ferreira, compositor de frevos, é considerado um dos mais importantes no gênero. Elevado a um patamar diferenciado e muitas vezes recebendo a alcunha de “Rei do Frevo”, nos interessa entender sua trajetória e como esse título foi a ele concedido, entendendo que existem discursos heterogêneos e não isentos de interesses. Durante esse processo, além de análises musicológicas referentes a sua obra, discutiremos sobre questões de identidade e modernidade. O frevo se configura como um gênero abastecido de regras e cânones que foram sendo construídos ao longo dos anos e tomadas, muitas vezes de maneira arbitrária, como verdades absolutas. Quando nos referimos a compositores relacionados ao gênero, é possível que os mesmos possam ter, em sua caminhada, alguns elementos, da mesma maneira, impostos por discursos. Tudo isso reflete o ideal de identidade pernambucana “pura” presente nos discursos sobre os quais iremos debater. Além disso, quando no disco “O Frevo Vivo de Levino” nos deparamos com a expressão “moderna orquestra de frevos”, nos interessa saber qual o sentido dessa modernidade. Uma das várias facetas da modernidade é a busca pelo que é genuíno, pelo que é autêntico. Segundo uma visão moderna, uma música de caráter regional autêntica representaria o que há de mais “puro”, musicalmente falando. Desse modo, a partir das gravações de Levino Ferreira, abrem-se possibilidades de discussões outras que pretendemos abordar nesse trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLevino Ferreirapt_BR
dc.subjectFrevopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectModernizaçãopt_BR
dc.titleEntre o cânone e o moderno : um olhar sobre as gravações de Levino Ferreirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4935792381897403pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8461401132385202pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxLevino Ferreira, a frevo composer, is considered one of the most important in the genre. Raised on a different level and often receiving the title "King of Frevo", we are interested in understanding his trajectory and how this title was granted to him, comprising that there are heterogeneous speeches and not exempt of interests. During this process, in addition to musicological analysis about his work, we will discuss questions of identity and modernity. The frevo is configured as a genre stocked with rules and canons that have been built over the years and taken, often arbitrarily, as absolute truths. When we refer to composers related to the genre, it is possible that they may have, in their walk, some elements, in the same way, imposed by speeches. All this reflects the ideal of “pure” Pernambucana identity present in the discourses on which we will debate. In addition, when in the disc "O Frevo Vivo de Levino" we come across the expression "modern frevo orchestra", we are interested in knowing the meaning of this modernity. One of the many facets of modernity is the search for what is genuine, for what is authentic. According to a modern view, authentic regional music would represent the purest, musically speaking. Thus, from the recordings of Levino Ferreira, open possibilities of other discussions that we intend to approach in this work.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Antônio Vanderlan da Silva Júnior.pdf3,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons