Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40011
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SPINILLO, Alina Galvão | - |
dc.contributor.author | DUARTE, Priscylla Emeline Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T18:39:23Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T18:39:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-12 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Priscylla Emeline Silva. Compreensão de fábulas e histórias por crianças do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40011 | - |
dc.description.abstract | Embora haja um grande número de estudos acerca da compreensão de textos, ainda há muito a se investigar sobre este tema devido à sua complexidade e relevância. Nos últimos anos, dois aspectos têm chamado a atenção dos pesquisadores: a multiplicidade de recursos metodológicos no exame da compreensão de textos e o fato de que a compreensão textual não se resume apenas à história, mas se estende a outros tipos de textos narrativos, a textos argumentativos e expositivos. Analisando-se a literatura da área verificou-se que raras são as pesquisas sobre um texto narrativo em particular: a fábula. Assim, a presente investigação tem como objetivo examinar a compreensão de fábulas por crianças, verificando se há diferença entre compreender fábulas e outro texto narrativo, no caso, a história. Também visa investigar aspectos distintos da compreensão de textos avaliados por meio de dois recursos metodológicos: reproduzir e responder perguntas sobre o texto apresentado. Participaram da pesquisa 80 crianças, ambos os sexos, com idade entre 6 anos e 2 meses e 9 anos e 1 mês, alunas do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares da cidade de Chã Grande-PE. Cada participante realizou duas tarefas de compreensão em relação a cada um dos dois tipos de textos (história e fábula). A primeira foi uma tarefa de reprodução que permitiu uma compreensão global do texto e a segunda uma tarefa de perguntas abertas que possibilitou a identificação de dificuldades específicas na compreensão do texto. Ambos os textos foram apresentados em áudio. Comparações entre os grupos mostraram que na tarefa de reprodução, em relação à história, tanto o 1° quanto o 3° ano apresentaram um desempenho semelhante. Porém, com relação à fábula, as crianças do 3° ano apresentaram um avanço na compreensão em comparação com as do 1° ano. Na tarefa de perguntas, o 3° ano apresentou um desempenho melhor em ambos os textos. Foi realizada ainda uma análise específica acerca da lição moral. Essa análise evidenciou que a compreensão das crianças do 3° ano é mais apropriada, do que a das crianças do 1° ano. Entretanto, ambos tiveram dificuldades para reproduzir a parte da fábula que se refere a lição moral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Decodificação | pt_BR |
dc.subject | Construção teórica – Composição lingüística | pt_BR |
dc.subject | Lendas – Contos – Parábolas – Literaturas | pt_BR |
dc.subject | Interpretação – Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Compreensão de fábulas e histórias por crianças do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8567646340185555 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9699640984791832 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Although there are a large number of studies on the understanding of texts, there is still much to investigate on this topic due to its complexity and relevance. In recent years, two aspects have drawn the attention of researchers: the multiplicity of methodological resources in the examination of the comprehension of texts and the fact that textual comprehension is not just about history, but extends to other types of texts narrative texts, to argumentative and exhibition texts. Analyzing the literature of the area, it was found that there are rare research esums about a narrative text in particular: the fable. Thus, the present investigation aims to examine the understanding of fables by children, verifying whether there is a difference between understanding fables and other narrative text, in this case, history. It also aims to investigate different aspects of the understanding of texts evaluated through two methodological resources: to reproduce and answer questions about the text presented. The study included 80 children, both sexes, aged between 6 years and 2 months and 9 years and 1 month, students from the 1st and 3rd year of elementary school of private schools in the city of Chã Grande-PE. Each participant performed two comprehension tasks in relation to each of the two types of texts (history and fable). The first was a play-play task that allowed a global understanding of the text and the second a task of open questions that allowed the identification of specific difficulties in understanding the text. Both texts were presented in audio. Comparisons between the groups showed that in the reproductive task, in relation to history, both the 1st and 3rd year presented a similar performance. However, with regard to fable, 3rd year children had an advance in understanding compared to those of the 1st year. In the question task, the 3rd year performed better in both texts. A specific analysis of the moral lesson was also carried out. This analysis showed that the understanding of 3rd year children is more appropriate than that of 1st year children. However, both had difficulties in reproducing the part of the fable that refers to moral lesson. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Priscylla Emeline Silva Duarte.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons