Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40015

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Bruno Severo-
dc.contributor.authorROCHA, Marcelo Henrique de Melo-
dc.date.accessioned2021-04-28T19:01:04Z-
dc.date.available2021-04-28T19:01:04Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.citationROCHA, Marcelo Henrique de Melo. Hidrocast: podcast como recurso didático para a sensibilização do uso sustentável da água. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40015-
dc.description.abstractO uso das Tecnologias de Informação e Comunicação tem produzido grandes transformações e benefícios na educação, sobretudo após a popularização dos computadores, smartfones e da Internet. A proposta desta pesquisa foi utilizar o podcast como recurso didático, para tratar do desperdício da água, um dos temas ambientais mais preocupantes da escola Municipal Vânia laranjeiras em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco-Brasil. Embora seja um recurso vital e fundamental para o funcionamento de todas as atividades, a água não era vista com tanta importância na escola, diariamente os alunos usavam a água do bebedouro com outras finalidades, tais como: lavar as mãos, molhar o cabelo, além de outros tipos de desperdícios, que muitas vezes levou ao problema da falta d’ água na escola, inclusive implicando na suspensão parcial das aulas. Usando princípios da metodologia participante, os alunos do 9° ano debateram sobre a situação da água na escola, pesquisaram sobre o tema, produziram os roteiros, gravaram e editaram cinco episódios de podcasts, utilizando apenas um aparelho de celular, através de um aplicativo gratuito. O produto educacional, chamado de hidrocast, foi validado com docentes e estudantes do ensino básico, numa abordagem qualitativo-quantitativa, que buscou identificar o impacto, a aplicabilidade, e à aderência do podcast como recurso didático, lúdico e prático, capaz de promover a sensibilização do uso sustentável da água. Os resultados mostraram que o hidrocast contribuiu para o aprendizado sobre a temática água com mais de 80% dos alunos participantes, além disso, mais de 84% dos docentes que ouviram os episódios afirmaram que o material poderia contribuir com sua prática pedagógica. Desta forma percebemos que o podcast funcionou como um recurso eficiente no processo de sensibilização para o uso sustentável da água.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.titleHidrocast : podcast como recurso didático para a sensibilização do uso sustentável da águapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3049363337309865pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209773452103841pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe use of Information and Communication Technologies has produced great transformations and benefits in education, especially after the popularization of computers, smartphones and the Internet. The purpose of this research was to use the podcast as a didactic resource, to deal with the waste of water, one of the most worrying environmental issues at the Vânia Laranjeiras Municipal School in Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco-Brazil. Although it is a vital and fundamental resource for the functioning of all activities, water was not seen as important in school, daily students used water from the drinking fountain for other purposes, such as: washing hands, wetting hair, in addition to other types of waste, which often led to the problem of lack of water at school, including implying the partial suspension of classes. Using principles of the participating methodology, 9th grade students debated the water situation at school, researched the topic, produced the scripts, recorded and edited five episodes of podcasts, using only a mobile device, through a free application. The educational product, called hidrocast, was validated with teachers and students of basic education, in a qualitative-quantitative approach, which sought to identify the impact, applicability, and adherence of the podcast as a didactic, playful and practical resource, capable of promoting the awareness of sustainable water use. The results showed that the hidrocast contributed to the learning on the water theme with more than 80% of the participating students, in addition, more than 84% of the teachers who heard the episodes stated that the material could contribute to their pedagogical practice. In this way, we realized that the podcast functioned as an efficient resource in the process of raising awareness of the sustainable use of water.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcelo Henrique de Melo Rocha.pdf631,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons