Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40041

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Fernando Emilio Leite de-
dc.contributor.authorMACIEL, Núbia de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-04-30T17:24:03Z-
dc.date.available2021-04-30T17:24:03Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationMACIEL, Núbia de Oliveira. As relações contratuais e seus efeitos na passagem da equação do 1º grau para sistemas lineares. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40041-
dc.description.abstractEste estudo procurou analisar como ocorrem as negociações, rupturas, renegociações e efeitos de contrato, que surgem nas relações didáticas durante a passagem da equação do primeiro grau para os sistemas de equações lineares com duas incógnitas. Para isto, elegemos como campo teórico a noção de Contrato Didático que foi teorizado por Guy Brousseau e, posteriormente, por seus colaboradores. Essa noção fornece subsídios para compreender as interações que ocorrem na relação professor, aluno e saber dentro de um sistema didático. Elegemos como sujeitos da pesquisa um professor do Ensino Fundamental e seus alunos, o campo de pesquisa pertence a rede estadual. Optamos por uma abordagem qualitativa, baseada em um estudo de caso, por permitir uma maior aproximação com o cotidiano escolar. Utilizamos como recurso a videografia, o que permitiu uma análise adequada do tema investigado. Dentre os resultados, identificamos diferentes regras contratuais na resolução da equação do primeiro grau, bem como nos sistemas lineares. Constatamos, também, um tipo de reorganização contratual, como forma de manutenção das negociações, em detrimento da ruptura de contrato. Os resultados também indicam a existência de rupturas brandas de contrato, baseadas mais marcadamente na percepção da professora em aspectos visuais, como o gestual e a expressão facial de seus alunos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectSistemas linearespt_BR
dc.subjectQuebra de contrato - Pesqueira (PE)pt_BR
dc.subjectEfeitos do contexto (Psicologia) - Pesqueira (PE)pt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.titleAs relações contratuais e seus efeitos na passagem da equação do 1º grau para sistemas linearespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9113179028337606pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis study intended to analyze how negotiations, disruptions, renegotiations and contract effects occur, that come up in didactic relations during the transition from the first degree equation to the systems of linear equations with two unknowns. Therefore, we chose as a theoretical field the notion of Didactic Contract that was theorized by Guy Brousseau and, later, by his collaborators. This notion provides subsidies to understand the interactions that happen in the relationship between teacher, student and knowledge within a didactic system. We elected a teacher and his students from elemetary school as subjects to our research, the research field belongs to the state education network. We opted for a qualitative approach, based on a case study, because it allows a closer relationship with the school routine. We used videography as a resource, which allowed a proper analysis of the investigated theme. Among the results, we identified different contractual rules in solving the first degree equation, as well as in the linear systems. We also found a kind of contractual reorganization, as a way of maintaining negotiations, instead of breaking the contract. The results also indicate the existence of small breaches of contract, based more markedly on the teacher's perception of visual aspects, such as the gestures and facial expressions of her students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Núbia de Oliveira Maciel.pdf3,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons