Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40097

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Simone Machado-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Marcones da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-19T02:06:10Z-
dc.date.available2021-05-19T02:06:10Z-
dc.date.issued2020-09-14-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Marcones da Silva. Comportamento dos consumidores em relação à reciclagem e reutilização de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em bairro de classe média alta do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40097-
dc.description.abstractAtualmente, com o crescimento do e-commerce e o surgimento cada vez mais rápido das inovações tecnológicas no setor de telefonia e informática, têm aumentado a quantidade das compras pelo consumidor e consequentemente, provocado o crescimento elevado do descarte inadequado dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos – REEE. Devido a esse problema, propôs-se avaliar como os consumidores, moradores de um bairro de classe média alta da cidade do Recife (Pernambuco, Brasil), se comportavam em relação ao descarte de REEE e a reutilização dos Equipamentos Eletroeletrônicos – EEE. Para realizar essa pesquisa, selecionou-se o bairro da Jaqueira por ser uma das áreas do Recife com a população mais homogênea socioeconomicamente. O estudo do comportamento foi baseado na Teoria do Comportamento Planejado de Ajzen (1991). A pesquisa realizada foi quantitativa, do tipo survey, de caráter descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas para o levantamento das crenças comportamentais e os questionários estruturados com perguntas, utilizando-se a escala Likert de 1 a 5, para conhecer a intensidade de cada crença; atitude; normas subjetivas; controle comportamental percebido e na probabilidade de intenção do comportamento do consumidor. Participaram da pesquisa 320 moradores maiores de 18 anos. Foram realizadas análises com estatísticas descritivas por meio do software IBM SPSS. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores de EEE possuem crenças que contribuem para um comportamento positivo em relação à reciclagem dos REEE, concordam com a reciclagem de REEE e se consideram aptos a entregar e retornar os seus resíduos ao ponto de coleta. A intenção de descartar mais adequadamente os seus REEE é alta, sendo assim, existe uma grande probabilidade de se comportar positivamente frente à reciclagem dos REEE, ao se deparar com esse cenário no futuro. Os resultados também evidenciaram que os consumidores acreditam e preferem enviar um EEE quebrado para o conserto a comprar um EEE novo, caso esse conserto não seja muito caro ou impossível, sendo esta uma atitude positiva. Porém, esses mesmos consumidores não possuem a intenção de enviar os EEE quebrados para o conserto, ou seja, apesar de conscientes e no controle de suas atitudes, pouco importam as normas sociais, não há um comportamento positivo em relação à reutilização de EEE usados. O comportamento acaba sendo de compra de um EEE novo, após apresentar defeito ou quebra de fato, já que não existe a intenção de enviar para reparo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectLixo eletrônico - Reaproveitamentopt_BR
dc.subjectConsumidores – Atitudespt_BR
dc.titleComportamento dos consumidores em relação à reciclagem e reutilização de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em bairro de classe média alta do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8090360257746229pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0184432775131107pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio Ambientept_BR
dc.description.abstractxCurrently, with the growth of e-commerce and the increasingly rapid emergence of technological innovations in the telephone and computer sectors, there has been an increase in the amount of consumer purchases and, consequently, a high growth in the inadequate disposal of Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE). Due to this problem, we proposed to evaluate how consumers, residents of an upper-middle class neighborhood in the city of Recife (Pernambuco, Brazil), behaved regarding the disposal of WEEE and the reuse of Electro-Electronic Equipment (EEE). To carry out this research, the Jaqueira neighborhood was selected because it is one of the areas in Recife with the most homogeneous population socioeconomically. The behavior study was based on Ajzen's Theory of Planned Behavior (1991). The research was quantitative, of the survey type, and descriptive in nature. The data were collected through unstructured interviews for the survey of behavioral beliefs and structured questionnaires with questions, using a Likert scale from 1 to 5, to know the intensity of each belief; attitude; subjective norms; perceived behavioral control and in the probability of consumer behavior intention. A total of 320 residents over the age of 18 participated in the survey. A total of 320 residents over the age of 18 participated in the survey. Descriptive statistical analyses were performed using IBM SPSS software. The results obtained indicated that EEE consumers hold beliefs that contribute to positive behavior towards WEEE recycling, agree with WEEE recycling, and consider themselves able to deliver and return their waste to the collection point. The intention to dispose of their WEEE more properly is high, so there is a high probability of behaving positively towards WEEE recycling when faced with this scenario in the future. The results also showed that consumers believe and prefer to send a broken EEE for repair rather than buying a new EEE if the repair is not too expensive or impossible, which is a positive attitude. However, these same consumers have no intention of sending broken EEE for repair, that is, despite being aware and in control of their attitudes, social norms matter little, there is no positive behavior towards the reuse of used EEE. The behavior ends up being that of buying a new EEE after it is defective or actually breaks, since there is no intention of sending it in for repair.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcones da Silva Monteiro.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons