Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40109

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Gilmara Gonzaga-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Kelly Pereira da-
dc.date.accessioned2021-05-19T22:26:57Z-
dc.date.available2021-05-19T22:26:57Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.date.submitted2021-05-19-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Kelly Pereira da. Desenvolvimento de um jogo didático e análise de suas contribuições no processo ensino e aprendizagem do conteúdo de termodinâmica de soluções no ensino superior. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40109-
dc.description.abstractO uso de jogos como ferramenta auxiliar no Ensino de Química vem se tornando algo bastante comum, e muitos professores utilizam essa ferramenta como uma forma de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, proporcionando aos alunos novos meios de construir seus conhecimentos. Porém geralmente por ser considerado complexo, o uso de jogos contendo conteúdos que envolvem cálculos, como os que são trabalhados na Físico-Química, não é comum, principalmente no Ensino Superior. Dessa forma, após ter sido observado um baixo rendimento na avaliação referente ao conteúdo de Termodinâmica de Soluções do componente curricular Físico-Química II, do Curso de Química-Licenciatura do CAA-UFPE nos semestres 2012.2 a 2015.2, elaborou-se o jogo didático QuiMisturas. O jogo foi aplicado na turma do semestre de 2016.2, e por meio de observações e questionário analisou-se de forma qualitativa, suas possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Após a aplicação do jogo observou-se uma melhora na média das notas da turma, quando comparada com as turmas dos semestres anteriores. O jogo também foi aplicado na turma 2017.1, na qual o resultado foi ainda melhor comparado ao da turma 2016.2. Portanto, o uso do jogo didático no ensino de Físico-Química mostrou ser uma ferramenta que contribuiu para a aprendizagem, refletindo no aumento das médias das notas das duas turmas nas quais o jogo foi aplicado.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectFísico-químicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo didático e análise de suas contribuições no processo ensino e aprendizagem do conteúdo de termodinâmica de soluções no ensino superior.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402787J5&tokenCaptchar=03AGdBq24iEJdha_zTTQi2qWNVsJjouzQlS1SVNVZHkLXAxfejWjuwQXOnlV2WJYhK0AZxBI1o48JzLSLQOANfkYtNFWfbpynUvCUiXSk-hM1EPtJWocJHtipSJStYs78E4ZzyprATW_YnwwwU8B8pDz2gmzOtoH70mpKGpiik4dGdbuNBc9w_DlmuLMfYh-N8Ne5Q9ZjThc13v-jnwq60UgDZ2cOLc6bWlpx4eu7GLsBmF5eKGKy9KpC2zJrU3dxfC06g7hfm3FzOUTwNAWBPUPxMuZzGREOStkLbsaHD5BUj3--BYLLPoctlcP0UKwWYOkVZ5pM49lxEfKSicnM4v0QgSlYyhDXdS_pBgl1LHMS1vU8Xk0BTLQS3qEFMvF1OqTNLr0CXbB8VQoMbYUpm3UsXywdtBLNIgTdaejPhcgphtfGM5WgHRe9EauKTlNoYouV21na8_OAwFKPRzGnzFUQBD3Zr-YStyApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703215H1&tokenCaptchar=03AGdBq2714Ce41mVs0eRO60bpjcJEEWNQiXgu4W7YoLJU5U_KP0I48RC2MSQ1zJQcagtEWh0klw_nisRn9CaB2sqAlALlZG2sNl2PGEobDRnjkfdxGzORrbBLAKdWpYXMeXbBN-AIqI110Y64BFlK4Eqb9wZOYlMf-TTA_YJo_wKKReuuoP9491rqFpJJCltP56TrTXm2Hkl-snrUFpkqnRxbJvqtYesPyA3-Q5BvBeXc0ZOhrCONT5wx-QeZOZhCyhaRRPSl274Reu6s_HUAiUcIQdQxBw3EotrYhSIXUKoa7JCoJg4TGp-qxbwW0YulS2g_q6UC75l3-15FtLFEWX9tqdDcUCIkpEOC1EqlWCyjPNNfl0Vo-72RGI-PGe11Kd11ChbqUsfFkYWG9YHfxmnHgirVke3PkgJpD9zTcf4aNOmobNWbTR-YSo8uBRGrHkb_uDTJ75yt_EUNPWjKByafDflI2M15Fwpt_BR
dc.description.abstractxThe use of games as an auxiliary tool in Teaching Chemistry has become quite common, and many teachers use this tool as a way to make the teaching and learning process more dynamic, giving students new ways to build their knowledge. However, generally because it is considered complex, the use of games containing content that involves calculations, such as those that are worked in Physical-Chemistry, is not common, especially in Higher Education. Thus, after observing a low performance in the exam referring to the content of Thermodynamics of Solutions of the discipline of Physical-Chemistry II of the Chemistry Course of CAA-UFPE in the semesters 2012.2 to 2015.2, the QuiMisturas didactic game was elaborated. The game was applied in the class of the semester of 2016.2, and through observations and questionnaire, its possible contributions to the teaching and learning process were analyzed qualitatively. After the application of the game, an improvement in the notes averages of the class was observed, when compared with the classes of the previous semesters. The game was also applied in the 2017.1 class, in which the result was even better compared to the class 2016.2. Therefore, the use of the didactic game in the teaching of Physical-Chemistry showed to be a tool that contributed to the learning, reflected in the increase of the notes averages of the two classes in which the game was applied.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Kelly Pereira da.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons