Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40135
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEIRA, Leonardo Herszon | - |
dc.contributor.author | MELLO, Carine Aragão de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T23:57:07Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20T23:57:07Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Carine Aragão de. Possíveis rotas cicloviárias em áreas urbanas: uma aplicação para a cidade de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40135 | - |
dc.description.abstract | Com o aumento da população e o incentivo ao desenvolvimento de infraestrutura viária, as cidades brasileiras foram amplamente adaptadas aos carros ao longo do tempo, causando um processo gradativo de desumanização, diminuição da qualidade de vida das pessoas e estagnação da mobilidade urbana. Assim, diferente das antigas políticas de transporte, o conceito de mobilidade urbana sustentável privilegia as pessoas e não os veículos. Ela busca a implantação e a modernização dos sistemas de transportes públicos, a integração entre os diversos modos de transportes, com priorização do transporte não motorizado. Um modo de transporte não motorizado eficiente, democrático e ecologicamente sustentável é a bicicleta. Ela pode transformar o ambiente urbano e a qualidade de vida da população. Assim, a implantação de uma rota cicloviária em Caruaru, local do estudo de caso deste trabalho, utilizando o conceito de mobilidade sustentável, pode promover e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade. Como o centro da cidade é uma área que circula grande número de pessoas, pois concentra as atividades culturais, de lazer e comércio, e consequentemente os congestionamentos, é uma região apropriada para identificar as barreiras e alternativas da implantação de uma rota cicloviária. Logo, analisando as vias da região central de Caruaru, o percurso que apresenta melhor qualificação para conter uma rede ciclável é o da Rua Cleto Campelo à Avenida Rui Barbosa. Ele é geomorfológica e funcionalmente adequado e seguro por poder separar em quase sua totalidade a bicicleta do tráfego. Mas não basta apenas a infraestrutura, é preciso também fazer trabalhos educativos, campanhas de incentivo e conscientização junto à população, para obter uma rede ciclável eficiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sustentabilidade - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Locomoção | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento urbano sustentável - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Ciclovias | pt_BR |
dc.title | Possíveis rotas cicloviárias em áreas urbanas: uma aplicação para a cidade de Caruaru-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450322U5&tokenCaptchar=03AGdBq24LUw7vZqf9VUkU1KuqMXosvoh1LOaaIjF87c6-2cSLw0xw44OwRwbwWAMJ7yyjUZLxkllkxL8CNdU-8KAZbe-IAmkPEDaKi0nKx2CgiYIToqt76uOo4_8GU4bg-qyVXmIbO6zTbL0GNXH-EtKWgasTfnM6MhWw6vwdZZgO8e6B8FAbgTZm_WpakXBugKUsIQ3uBYrYjlNxhXHv8QW5d7auVfPmNPNdQzFdJT-ANjwKn4kmu0H7l39AeekYsnI_NnEHd8DslTnsXIUdv8MMgfvR_7IzYqH4KE2_sJKeDijYHP8pg-VXDY2ShuACcOTQq2YROyEKEIIVLWs8_M8dJgeranHNghmJSHbVAZqfof-OrGBS-BVdzfGCOB8p-KluohVAEE-0YZHfM2fn9FoQq-avWw7IGwqfgkVmqKvG25lvnsng1_Qa58KYgrHOLJ7xvpL0oZYmUEoRJ31uekvxpQ2Dv-eLIA | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4129150A1&tokenCaptchar=03AGdBq263oE_bZCDCnDlhGQ2a-rIjhmEOBJbPST7ZldcXwjfAiMUdHXwXyC08aUa5WBHTS8pCOuRuyqoo1LNIaynT590NC5mfdnB9wdsP-UuS5KLcn2MPgmPWt6i6LoEs5mlhxeE4gm2yykARSJ46HUeAc15dOB2oNUVpv4V1e5F8rtQNUv9xOG4z2CX1ZkR1K9dBnXkLNjfdfTCJnNOsl5WHa5VyG1qhjLHNAj83_Pb4BocanZLjyxF6mKdxH61eTNhBuhVnpckK7bAZePgVncnCiduQgtQSR3fMP5Bp0Y1qE6bvFsBAXCbaL_jz41hi2n_rt5t-y4Xu7oOuBlSKatSB9sj044a32MxtCUWG48VbiQWKj_BCdW26_ZD8rTY9c4N3ewq6MLYREAEGSayUVGYXEmzMDBQiTFA7Dn1UxWuxGKm08MBvlaHuHp7xNQOR2-0_uM1nvZF9QQcRWx6G3gL5yYEL1uiDsg | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the population increase and road infrastructure development encourage Brazilian cities were widely adapted to cars over time, causing a dehumanization gradual process, quality of life decrease and urban mobility stagnation. Thus, unlike the old transport policies, sustainable urban mobility concept favors people not vehicles. It seeks public transport systems implementation and modernization, the integration between various modes of transport, prioritizing the non-motorized transport. An efficient, democratic and ecologically sustainable mode of non-motorized transport is the bicycle. It can transform urban environment and population quality of life. Thus, the implementation of a cycling route in Caruaru, using sustainable mobility concept can promote and encourage bicycle use as a city’s means of transport. As Central Business District – CBD is an area where lots of people circulates because it concentrates cultural, leisure and commerce activities and therefore congestion it is a suitable region to identify barriers and alternatives of a cycling route implementation. However, infrastructure is not enough. Educational work, incentive campaigns and awareness among the population are also needed for efficient cycling network. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Engenharias | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELLO, Carine Aragão de.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons