Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40167

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorARAÚJO, Paloma Lourenço Silveira de-
dc.date.accessioned2021-05-25T00:26:23Z-
dc.date.available2021-05-25T00:26:23Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.date.submitted2021-05-24-
dc.identifier.citationARAÚJO, Paloma Lourenço Silveira de. Estudo sobre a metodologia abordada em aulas de química orgânica experimental em um curso de licenciatura em química. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40167-
dc.description.abstractA experimentação é um conceito fundamental no ensino de ciências. As aulas experimentais fazem parte do ensino de química em todas as áreas, sendo fundamentais para a compreensão do que é visto nas disciplinas teóricas. No ensino da química orgânica, durante muito tempo os experimentos utilizados nas aulas tinham a finalidade de ensinar técnicas laboratoriais ou demonstrar algum conceito. E nisso, o processo de experimentação na aula apenas consistia em uma reprodução quase mecânica das etapas propostas no roteiro, onde o aluno tinha apenas que seguir o que estava determinado. Além disso, muitos dos experimentos propostos para a química orgânica não estão associados ao cotidiano do estudante, sem um contexto para que seu aprendizado possa ser efetivado. Agrava-se ainda quando se imagina que os roteiros tradicionais das aulas experimentais, trazem substâncias tóxicas e muitas vezes geram resíduos nocivos ao meio ambiente. Metodologias diferenciadas começaram a surgir a fim de resolver (ou minimizar) esses problemas, ao trazer a experimentação no ensino alinhada com a contextualização, onde o estudante pode enxergar na prática elementos do seu dia a dia, e consequentemente, reduzindo o impacto nocivo ao meio ambiente, estando de acordo com os princípios da Química Verde. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento da percepção dos estudantes que cursaram o componente curricular de Laboratório de Química Orgânica do curso de Química – Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, em relação à proposta de uma metodologia contextualizada na disciplina. A pesquisa foi feita com estudantes que cursaram a disciplina ainda com uma metodologia majoritariamente tradicional, e com os que cursaram a disciplina empregando a metodologia contextualizada. Como resultados gerais, observou-se uma convergência nas percepções de ambos os grupos de alunos, onde entenderam as vantagens de uma aula experimental mais próxima do seu cotidiano, fazendo uso de materiais de baixo custo e com a preocupação com o ambiente. Estes pensamentos foram corroborados por professores que ensinam (ou já ensinaram) a disciplina, ressaltando a importância de uma experimentação associada à contextualização.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectQuímica ambientalpt_BR
dc.titleEstudo sobre a metodologia abordada em aulas de química orgânica experimental em um curso de licenciatura em química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8499917A6&tokenCaptchar=03AGdBq24S8Im88sW8a9norqTCvYuSeMTrWHlP8GAp0lUptAAWZCYVs6SfXDbs-TLMkWi0YCeGucggmnDfNUIYAKYI1gIoqMV9yl944xAgl-3PRVyCY9zloykVGXc1m-mY45QpIsleQbl67apM1colKWHxbgsx_Picu_sdlyeVdl-FWsJnO-eXLtjDcEoR3sA8tYRVfTGqHAYOi-ZxONqn6qBI2RBRVX1S5pvx-1tmC1PafVEgffXhsFKu2iB50yXAuxUpjML8uqRFp1G_MQERHjYmy1y3mNqZjUy1beolOZoxcYps370OG7flXjBuwTYHP2_PKxbYumARZpQSUyJysfnVsxRQEhFW1NmoZXmt952q8BPmmXo3JNhcyIRYmwhC0IozBG5gEhfFMS5PDvnCGokqCPT6mSuOH_U77dK2PlynlX_QVoM7PPqs_qizOWys4hDW5FbjuCGtsmK-DfR8nM1mrso1DHHnTwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767888J9&tokenCaptchar=03AGdBq25hRAm8Ik1m0q8PAQE1_P5jIZcZbG2CSVbmViYJOfVeKPqrtO2sLpp29XA6NNq4Zi6DMEn3pIWERQJHe5kIxyzk2k2uaU-e3a90Y2YEOUxFi74fW9v5D0ZWny8t-U13JplcJJfOX3wjfOrizcU1Ya0q7fj0l3ybyCUePt52ueHvK73WThFdFqdJr1f1BZvbm2C--w72T_NBOKKwELSYtU9aPbS9AFGA4JeahJuAucM_eb8Lf2UL8HqRWUbEMrFBrQL76-7uB9DXdLskpNjPiR1hHA_iA7LziKed9lBDW2K7MAHYt7nyLXIcNrCIDupeO55khp_eC_d6HmP78fQMYCVQwrRuBV6bymmNfJhcR8LNbn2y2XZgq9bcchhCV11ByW3WSgElBOSkwTA0yxeq9UlrbjJ_8sdjakdy1R39jsmesUyzmNVs6HUihKWQfdLWviLobobSr9RsaugOhfPuB5_UGyLtFQpt_BR
dc.description.abstractxExperimentation is a fundamental concept in science teaching. The experimental classes are part of the teaching of chemistry in all areas, being fundamental to the understanding of what is seen in the theoretical disciplines. In the teaching of organic chemistry, for a long time the experiments used in class were intended to teach laboratory techniques or demonstrate some concept. In that, the process of experimentation in the classroom only consisted of an almost mechanical reproduction of the stages proposed in the script, where the student had only to follow what was determined. In addition, many of the proposed experiments for organic chemistry are not associated with the student's daily life, without a context for their learning to be effective. It is even worse when one imagines that the traditional scripts of the experimental classes bring toxic substances and often generate residues harmful to the environment. Because of this, differentiated methodologies have begun to emerge in order to solve (or minimize) these problems, by bringing experimentation into teaching aligned with contextualization, where the student can see in practice elements of his daily life, and consequently reducing the harmful impact on the environment, being in accordance with the principles of Green Chemistry. This work had as objective to make a survey of the perception of the students who studied the curricular component of Organic Chemistry Laboratory of the Chemistry - Licenciatura course of the Academic Center of Agreste at UFPE, in relation to the proposal of a contextualized methodology in the discipline. The research was done with students who studied the discipline with a mostly traditional methodology, and with those who studied the discipline using the contextualized methodology. As a general result, we observed a convergence in the perceptions of both groups of students, where they understood the advantages of an experimental class closer to their daily life, making use of low-cost materials and with concern for the environment. These thoughts were corroborated by teachers who teach (or have already taught) the discipline, emphasizing the importance of experimentation associated with contextualization.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO, Paloma Lourenço Silveira de.pdf848,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons