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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40199

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do-
dc.contributor.authorFERREIRA, Renata Soraya da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-27T19:12:23Z-
dc.date.available2021-05-27T19:12:23Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationFERREIRA, Renata Soraya da Silva. O imaginário e a publicidade em sala de aula: leitura de imagens publicitárias de produtos alimentícios nas infâncias. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40199-
dc.description.abstractOlhar e ver as vivências e experiências, dos estudantes, na escola, contribuiu para a seleção das imagens publicitárias, desta pesquisa, representadas nas embalagens dos produtos alimentícios, consumidas pelas crianças, na hora do lanche. O objetivo principal desta investigação é analisar as imagens publicitárias presentes no cotidiano escolar infantil por meio da teoria do imaginário. Os objetivos específicos são: entender como as imagens publicitárias, por meio de anúncios publicitários de produtos alimentícios nas infâncias, são representadas no cotidiano escolar de crianças de cinco anos de idade; reconhecer a relação da infância com as imagens de anúncios publicitários de produtos alimentícios, diante do consumo e identificar as imagens de anúncios publicitários de produtos alimentícios nas infâncias que retratem o cotidiano dos estudantes. Para a compreensão da subjetividade entre a relação dos símbolos nas imagens, com o cotidiano dessas crianças, foi preciso do aporte teórico do campo do imaginário, para guiar a leitura das imagens publicitárias neste estudo de caso. O estudo fomentou o estímulo, a compreensão e percepção dos elementos simbólicos, presentes nas imagens publicitárias, os quais dialogam com a realidade das crianças. A experiência em vivenciar o imaginário na escola, alimenta a capacidade criativa do sujeito, possibilitando o pensamento crítico. Para isso, fez-se necessário entender essas infâncias e suas relações com a Arte e o consumo. Autores como Barbosa (2002), Postic (1993), Durand (1997), Rocha Pitta (2017), Morin (2000), Teixeira (1999), Baudrillard (2003), Cauquelin (2005), dentre outros fundamentaram a interpretação das imagens pela ótica da mitocrítica no campo do imaginário.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectLeitura de imagempt_BR
dc.titleO imaginário e a publicidade em sala de aula : leitura de imagens publicitárias de produtos alimentícios nas infânciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8374868016119011pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317479462307817pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxMirar y ver las vivencias y experiencias de los estudiantes en las escuelas, contribuyeron a la selección de las imágenes publicitarias, esta investigación representada en el envasado de productos alimenticios consumidos por las mismas en el almuerzo. El objetivo principal de esta investigación es interpretar la publicidad de las imágenes presentes en la escuela diaria de los niños a través de la teoría imaginaria. Los objetivos específicos son: entender cómo las imágenes de publicidad através de la publicidad de los productos alimenticios en la infancia, están representados en la escuela de los niños de rutina cinco años de edad; reconocer la relación de los niños con las imágenes de la publicidad de los productos alimenticios, en el consumo e identificar las imágenes de la publicidad de los productos alimenticios en las infancias que retratan la vida cotidiana de los estudiantes. Para la comprensión de la subjetividad en la lista de símbolos en las imágenes, con la vida cotidiana de estos niños, que tomó la contribución teórica del campo imaginario, para guiar la lectura de las imágenes publicitarias en este estudio de caso. El estudio fomentó el estímulo, la comprensión y la percepción de los elementos simbólicos en la publicidad de las imágenes del presente, que el diálogo con la realidad de los niños. La experiencia en la experiencia imaginaria en la escuela, se alimenta la capacidad creativa del sujeto, lo que permite el pensamiento crítico. Para ello, era necesario entender estos infancia y su relación con el arte y el consumo. Autores como Barbosa (2002), Postic (1993), Durand (1997), Rocha Pitta (2017), Morin (2000), Teixeira (1999), Baudrillard (2003), Cauquelin (2005), entre otros basan la interpretación de las imágenes desde la perspectiva de mitocrítica en el campo imaginario.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

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