Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40309
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PRYSTHON, Ângela Freire | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Jyan Carlos Sales de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T18:31:40Z | - |
dc.date.available | 2021-06-14T18:31:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Jyan Carlos Sales de. Marguerite Duras: potências da intertextualidade e a escritura da imagem. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40309 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a obra literária e a obra cinematográfica da autora francesa Marguerite Duras, especialmente no que diz respeito às interpolações entre essas duas linguagens distintas. A partir da questão "onde estão as marcas de intertextualidade no trabalho de Marguerite Duras?", diversos campos do saber contribuem e constituem as análises e os comentários apresentados sobre os filmes Le camion (1977), Aurelia Steiner (Melbourne) (1979), Aurelia Steiner (Vancouver) (1979), Jaune le soleil (1971), e La femme du Gange (1974) , além dos livros La douleur (1985) e Le ravissement de Lol V. Stein (1964). Essa dissertação é estruturada a partir de textos ou capítulos independentes que, em turnos, analisam as obras do corpus proposto a partir de uma gama de autores: Giorgio Agamben e um preâmbulo à discussão estética; Henri Bergson e a duração, Julia Kristeva com o conceito de intertextualidade; Linda Hutcheon com o conceito de adaptação. Todos os textos estão apoiados nos conceitos e no vocabulário encontrados na obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, especialmente no que diz respeito ao conceito de rizoma – pode-se dizer que a organização proposta neste trabalho é rizomática: desmontável e re-articulável. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Marguerite Duras | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Rizoma | pt_BR |
dc.title | Marguerite Duras : potências da intertextualidade e a escritura da imagem | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7628809412876406 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8839343621880140 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Cet ouvrage explore l'œuvre littéraire et cinématographique de l'auteur française Marguerite Duras, notamment en ce qui concerne les interpolations entre ces deux langues différentes. A partir de la question «où sont les marques de l'intertextualité dans l'œuvre de Marguerite Duras?», Plusieurs champs de connaissances contribuent et constituent les analyses et commentaires présentés sur les films Le camion (1977), Aurelia Steiner (Melbourne) (1979), Aurelia Steiner (Vancouver) (1979), Jaune le soleil (1971) et La femme du Gange (1974), en plus des livres La douleur (1985) et Le ravissement de Lol V. Stein (1964). Cette thèse est structurée à partir de textes ou de chapitres indépendants qui, à leur tour, analysent les travaux du corpus proposé de plusieurs auteurs: Giorgio Agamben et un préambule à la discussion esthétique; Henri Bergson et la durée, Julia Kristeva avec le concept d'intertextualité; Linda Hutcheon avec le concept d'adaptation. Tous les textes sont soutenus par les concepts et le vocabulaire que l'on retrouve dans l'œuvre de Gilles Deleuze et Félix Guattari, notamment en ce qui concerne le concept de rhizome – on peut dire que l'organisation proposée dans cetouvrage est rhizomatique: démontable et réarticulable. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jyan Carlos Sales de França.pdf | 969,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons