Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40313
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque | - |
dc.contributor.author | PAIXÃO, Augusto Henrique de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-17T12:16:44Z | - |
dc.date.available | 2021-06-17T12:16:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Augusto Henrique de Medeiros. Arte para nada: errâncias delignyanas na arte contemporânea. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40313 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende investigar possíveis correspondências entre as práticas elaboradas e observadas por Fernand Deligny nas suas redes para crianças ditas autistas com práticas da arte e vida contemporânea, analisando se as observações que foram feitas por ele em torno do conceito de errância podem ajudar a esclarecer questões no contexto arte/vida. A pesquisa tem três etapas principais. Primeiro, realizamos uma sistematização do pensamento de Deligny, organizando um arranjo conceitual composto por sete elementos recorrentes nas suas ações e reflexões em torno da ideia de errância, que são: homem que somos, vontade, linguagem verbal, projeto pensado, linhas de errância, aracniano e rede. Com esse arranjo, em seguida, procuramos identificar nos campos da arte e da cultura em geral possíveis ocorrências de práticas e teorias que possuam elementos e procedimentos similares, em especial no contexto de processos que ocorrem nas fronteiras arte/vida, onde o artista norte-americano Allan Kaprow foi nossa principal referência. Formamos um panorama com essas ocorrências, que foram distribuídas em torno de quatro aspectos constituintes do contexto mais amplo onde ocorrem: componentes, prenúncios, teorias e materializações, destacando em cada um as proximidades com as proposições de Deligny. Na terceira etapa, fizemos um híbrido de estudo de caso e experimento, com o próprio autor deste trabalho analisando, produzindo e propondo experiências de errância nas fronteiras entre vida e arte, partindo do nosso arranjo final arte/Deligny/vida e com foco na produção no espaço doméstico e em conexão com a rotina diária. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fernand Deligny | pt_BR |
dc.subject | Errância | pt_BR |
dc.subject | Arte Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Vida Cotidiana | pt_BR |
dc.subject | Arte/Vida | pt_BR |
dc.subject | Allan Kaprow | pt_BR |
dc.title | Arte para nada : errâncias delignyanas na arte contemporânea | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3837439606583124 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2205907145171008 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study intends to investigate possible correspondences between the practices observed and elaborated by Fernand Deligny in his networks for children said to be autistic with practices of contemporary art and life, analyzing if the observations made by him around the concept of wandering can help to clarify issues in the context art/life. The research has three main steps. First, we carried out a systematization of Deligny's thinking, organizing a conceptual arrangement composed of seven recurring elements in his actions and reflections around the idea of wandering, which are: man that we are, will, verbal language, thought project, lines of wandering, arachnian and network. With this arrangement, then, we try to identify in the fields of art and culture in general possible occurrences of practices and theories that have similar elements and procedures, which led us to the context of processes that occur at the art/life borders, where the north american artist Allan Kaprow was our main reference. Thus, we formed a panorama with these occurrences, which were distributed around four constituent aspects of the broader context where they occur: components, foreshadows, theories and materializations, highlighting, in each of them, the proximity to Deligny's propositions. In the third stage of the research, we made a hybrid of case study and experiment, with the work's own author analyzing, producing and proposing experiences of wandering in the boundaries between daily life and contemporary art, starting from our final arrangement art/Deligny/life and focusing in domestic production and in connection with daily routine. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Augusto Henrique de Medeiros Paixão.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons