Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40315

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Sabrina Keitty Gomes do-
dc.date.accessioned2021-06-17T12:41:35Z-
dc.date.available2021-06-17T12:41:35Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Sabrina Keitty Gomes do. A materialidade do gênero nas roupas de bebês no Polo de Confecções do Agreste. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40315-
dc.description.abstractPor entendermos que as marcações de gênero são subjetividades construídas culturalmente, a presente pesquisa objetiva compreender como os pais e cuidadores de crianças até três anos de idade interpretam o gênero feminino e masculino a partir dos elementos de design dispostos em peças de roupas infantis. Para cumprimento dos objetivos foram utilizadas algumas etapas metodológicas, entre elas um levantamento bibliográfico que norteou a aquisição de dez peças de vestuário infantil no Polo de Confecções do Agreste. Os entrevistados indicaram suas preferências de uso para seus filhos/filhas e/ou responsáveis, que apontaram os motivos de suas escolhas. A partir desse ponto, construímos um corpus, organizamos e triangulamos os dados por categorias e funções para que chegássemos às linhas de significação que satisfizessem os objetivos. Os resultados mostraram que, embora a sociedade atualmente discuta sobre diversidade de gêneros, foi possível observar que os respondentes preferem que as roupas infantis demarquem o gênero, dividido de forma binária e tradicional, seja por meio de elementos do design, como cores, estampas e formas, ou por acessórios que culturalmente estão associados ao feminino e ao masculino. Em tenra idade, é de responsabilidade dos tutores representar a criança de acordo com as atividades culturais vigentes, baseados em crenças e valores culturalmente construídos, e o designer, como profissional, supre essas necessidades de mercado, de acordo com o que o consumidor está disposto a consumir.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura Material e Modapt_BR
dc.subjectDesign da Informaçãopt_BR
dc.subjectVestuário e Gêneropt_BR
dc.titleA materialidade do gênero nas roupas de bebês no Polo de Confecções do Agrestept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7049035309863986pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6818128111009316pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxAs we understand that gender markings are culturally constructed subjectivities, this research aims to understand how parents and caregivers of children up to three years of age interpret the female and male gender from the design elements arranged in children's clothing. To achieve the objectives, some methodological steps were used, among them a bibliographic survey that guided the acquisition of ten pieces of children's clothing at the Polo de Confecções do Agreste. The interviewees indicated their preferences of use for their children and / or guardians and they pointed out the reasons for their choices. From that point on, we built a corpus, organized and triangulated the data by categories and functions so that we could reach the lines of meaning that satisfied the objectives. The results showed that, although society currently discusses gender diversity, it was possible to observe that respondents prefer children's clothes to demarcate gender, divided in a binary and traditional way, either through design elements such as: colors, prints and shapes or through accessories that are culturally associated with feminine and masculine. Because at a young age, it is the responsibility of the guardians to represent the child according to the current cultural activities, based on culturally constructed beliefs and values. And the designer as a professional supplies these market needs according to what the consumer is willing to consume.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5484105489714622pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sabrina Keitty Gomes do Nascimento.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons