Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40335
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Otacílio Antunes | - |
dc.contributor.author | MONTE, Sandra Razana Silva do | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-21T13:25:39Z | - |
dc.date.available | 2021-06-21T13:25:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-14 | - |
dc.identifier.citation | MONTE, Sandra Razana Silva do. O empate ambiental das heroínas do Tejucupapo: ensino por história em quadrinhos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40335 | - |
dc.description.abstract | O meio, ensino por História em Quadrinhos; e a finalidade, informação e formação de sujeitos históricos por meio do evento da Batalha de Tejucupapo, foi o caminho dessa dissertação para que os alunos pudessem construir competências e habilidades focadas na Agenda 2030, particularmente em quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que também foram os objetivos das Heroínas do Tejucupapo (avant la lettre) contra o colonizador: (i) preservar a alimentação de seu povo de forma sustentável (#ODS2), (ii) educar de forma não colonizadora (#ODS4), (iii) superar o binarismo de gênero (#ODS5), e (iv) manter o ambiente vivo como um sistema sustentável (#ODS15); e é hoje o objetivo das Marisqueiras que vivem na região. Essa conexão passado-presente fortalece os próximos empates ambientais a serem alinhados. Assim, o objetivo dessa dissertação foi contribuir para o resgate da História da Batalha do Tejucupapo e conectá-la aos sujeitos históricos atuais (Marisqueiras), em uma linguagem adequada para Educação Básica. A partir da análise diagnóstica, se pôde perceber que os alunos das escolas situadas na área onde ocorreu a Batalha de Tejucupapo, a desconhecem, o que justifica a construção de objetos educacionais sobre esse evento histórico. A História em Quadrinhos construída: ‘Heroínas do Tejucupapo: o passado e o presente’ conseguiu atingir seu objetivo proposto, de ser um potencializador na construção de competências e habilidades dentro da Temática das Ciências da Natureza e Ciências Humanas, áreas curriculares da Base Nacional Comum Curricular, e de ser um direcionador para o cumprimento da Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Os professores destas escolas validaram a HQ como um produto técnico e tecnológica, pelos critérios da CAPES, um objeto educacional que cumpre seu papel de dar elementos para a conscientização e para práxis no campo ambiental. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | O empate ambiental das heroínas do Tejucupapo : ensino por história em quadrinhos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | COSTA, Valéria Sandra de Oliveira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2125723902873986 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4237732461961452 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The medium, teaching by History in Comics and the purpose, information and training of historical subjects through the Battle of Tejucupapo event, was the path of this dissertation so that students could build competences and skills focused on the 2030 Agenda, particularly in four objectives of sustainable development (SDGs), which were also the objectives of the Heroins of the Tejucupapo (avant la lettre) against the colonizer: (i) preserving the food of their people in a sustainable way (#SDG2), (ii) educating in a non-colonizing way (#SDG4), (iii) overcoming gender binarism (#SGD5), and (iv) keeping the environment alive as a sustainable system (#SGD15); and it is today the objective of the shellfish gatherers that live in the region. This past-present connection strengthens the next environmental ties to be aligned. So, the objective of this dissertation was to contribute to the rescue of the History of the Battle of Tejucupapo and connect it to the current historical subjects (Marisqueiras), in a language suitable for Basic Education. From the diagnostic analysis, it was possible to notice that students from schools located in the area where the Battle of Tejucupapo took place, are unaware of it, which justifies the construction of educational objects about this historic event. The Comic Story built: 'Heroínas do Tejucupapo: the past and the present' managed to achieve its proposed objective, of being a potentializer in the construction of competences and skills within the Thematic of Natural Sciences and Human Sciences, curricular areas of the Common National Base Curriculum, and to be a driver for the fulfillment of the 2030 Agenda (Sustainable Development Goals). Teachers at these schools validated HQ as a technical and technological product, according to CAPES criteria, an educational object that fulfills its role of providing elements for awareness and praxis in the environmental field. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2411998717256147 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Sandra Razana Silva do Monte.pdf | 13,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons