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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ARAGÃO, Isabella Ribeiro | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-17T17:46:04Z | - |
dc.date.available | 2021-07-17T17:46:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de. A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife: Aitaré da praia e A filha do advogado. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546 | - |
dc.description.abstract | As relações entre o design e o cinema tem sido investigadas por alguns autores ao longo dos anos. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos acerca das relações entre as áreas, especificamente relacionando a linguagem gráfica e o cinema. Para tanto, investigamos os filmes clássicos do primeiro grande ciclo de cinema pernambucano, o Ciclo do Recife. Os escolhidos são A filha do advogado (1926) e Aitaré da praia (1927), clássicos do movimento. A partir da análise das configurações gráficas dos filmes da amostra, identificamos como esses elementos foram implementados e como eles se articulam dentro das narrativas. A pesquisa também compreende a apresentação de Fausto Silvério Monteiro, o Fininho, que foi o artista gráfico responsável pela produção das cartelas nos filmes analisados. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o diálogo entre as áreas de design e cinema brasileiros por revelar as particularidades das configurações gráficas na produção dos primeiros filmes narrativos silenciosos de Recife. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design da informação | pt_BR |
dc.subject | Cinema silencioso | pt_BR |
dc.subject | Ciclo do Recife | pt_BR |
dc.subject | Configurações gráficas | pt_BR |
dc.subject | Linguagem cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Memória gráfica | pt_BR |
dc.title | A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2921999461243379 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4412311797702220 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | The relationship between design and cinema has been investigated by some authors over the years. This research is part of the set of studies about the relationships between areas, specifically relating graphic language and cinema. To this end, we investigated the classic films of the first great Pernambuco cinema cycle, Ciclo do Recife. The chosen ones are A filha do advogado (1926) and Aitaré da praia (1927), classics of the movement. From the analysis of the graphic configurations of the films, we identified how these elements were implemented and how they are articulated within the narratives. The results of this research contribute to the dialogue between the areas of Brazilian design and cinema, as they reveal the peculiarities of graphic configurations in the production of the first silent narrative films in Recife. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdf | 11,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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