Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40549

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMALHO, Cristiano Wellington Noberto-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Ramona Raissa do Nascimento Guerra Melo-
dc.date.accessioned2021-07-17T19:13:41Z-
dc.date.available2021-07-17T19:13:41Z-
dc.date.issued2021-04-27-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ramona Raissa do Nascimento Guerra Melo. Escola de Pesca de Tamandaré : reconfiguração do ethos pesqueiro para a nacionalização e industrialização da pesca no Brasil (1954-1975). 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40549-
dc.description.abstractEsta dissertação buscou analisar através da Escola de Pesca de Tamandaré (EPT), a construção de um ethos profissional pesqueiro racional e moderno que esteve associado ao projeto de nacionalização e industrialização da pesca no Brasil e tinha por intuito superar o ethos pesqueiro artesanal pré-existente e de construir um novo pescador. Para tanto, a metodologia empregada neste trabalho, de cunho etnográfico, utilizou-se da pesquisa documental, discutindo os marcos legais presentes em dossiês da Câmara dos Deputados, assim como de outros documentos oficiais do acervo da Marinha e da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE), além de contarmos com matérias jornalísticas do Jornal Pequeno e Diario de Pernambuco. A soma disso, realizamos entrevistas com os ex-alunos da Instituição, onde pudemos analisar a reconfiguração do trabalho pesqueiro a partir da promoção de uma instrução alinhada aos interesses governamentais, com base nisso, foi possível identificarmos uma ruptura na educação ofertada. Isto porque o investimento em uma educação formal e técnica via Escola de Pesca, ocupou o lugar do mestre de pesca no que concerne a instrução oferecida aos pescadores artesanais, tendo a função de qualificá-los para o trabalho industrial. O que resultou, por conseguinte, na formação de um novo ethos, forjado através do disciplinamento e da regulação do tempo instituídos pela Marinha nessa Escola de Pesca, possibilitando aos seus alunos a viverem do trabalho no mar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPesca – Tamandaré (PE)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.titleEscola de Pesca de Tamandaré : reconfiguração do ethos pesqueiro para a nacionalização e industrialização da pesca no Brasil (1954-1975)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3648337162922495pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1887328149361171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation sought to analyze through the Escola de Pesca de Tamandaré (EPT), the construction of a rational and modern professional fishing ethos that was associated with the nationalization and industrialization of fisheries in Brazil and aimed to overcome the pre existing artisanal fishing ethos and to build a new fisherman. For this purpose, the methodology used in this work, of an ethnographic nature, used documentary research, discussing the legal frameworks present in dossiers of the Chamber of Deputies, as well as other official documents from the collection of the Navy and the Superintendence of Fisheries Development ( SUDEPE), in addition to having journalistic articles from Jornal Pequeno and Diario de Pernambuco. In addition, we conducted interviews with the institution's former students, where we were able to analyze the reconfiguration of fishing work from the promotion of an education aligned with government interests, based on this, it was possible to identify a rupture in the education offered. This is because the investment in formal and technical education via the Fishing School, took the place of the fishing master in what concerns the instruction offered to artisanal fishermen, having the function of qualifying them for industrial work. This resulted, therefore, in the formation of a new ethos, forged through the disciplining and regulation of time instituted by the Navy in this School of Fishing, enabling its students to live off their work at sea.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ramona Raissa do Nascimento Guerra Melo Ribeiro.pdf3,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons