Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40549
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMALHO, Cristiano Wellington Noberto | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Ramona Raissa do Nascimento Guerra Melo | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-17T19:13:41Z | - |
dc.date.available | 2021-07-17T19:13:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-27 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Ramona Raissa do Nascimento Guerra Melo. Escola de Pesca de Tamandaré : reconfiguração do ethos pesqueiro para a nacionalização e industrialização da pesca no Brasil (1954-1975). 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40549 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação buscou analisar através da Escola de Pesca de Tamandaré (EPT), a construção de um ethos profissional pesqueiro racional e moderno que esteve associado ao projeto de nacionalização e industrialização da pesca no Brasil e tinha por intuito superar o ethos pesqueiro artesanal pré-existente e de construir um novo pescador. Para tanto, a metodologia empregada neste trabalho, de cunho etnográfico, utilizou-se da pesquisa documental, discutindo os marcos legais presentes em dossiês da Câmara dos Deputados, assim como de outros documentos oficiais do acervo da Marinha e da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE), além de contarmos com matérias jornalísticas do Jornal Pequeno e Diario de Pernambuco. A soma disso, realizamos entrevistas com os ex-alunos da Instituição, onde pudemos analisar a reconfiguração do trabalho pesqueiro a partir da promoção de uma instrução alinhada aos interesses governamentais, com base nisso, foi possível identificarmos uma ruptura na educação ofertada. Isto porque o investimento em uma educação formal e técnica via Escola de Pesca, ocupou o lugar do mestre de pesca no que concerne a instrução oferecida aos pescadores artesanais, tendo a função de qualificá-los para o trabalho industrial. O que resultou, por conseguinte, na formação de um novo ethos, forjado através do disciplinamento e da regulação do tempo instituídos pela Marinha nessa Escola de Pesca, possibilitando aos seus alunos a viverem do trabalho no mar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Pesca – Tamandaré (PE) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.title | Escola de Pesca de Tamandaré : reconfiguração do ethos pesqueiro para a nacionalização e industrialização da pesca no Brasil (1954-1975) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3648337162922495 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1887328149361171 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation sought to analyze through the Escola de Pesca de Tamandaré (EPT), the construction of a rational and modern professional fishing ethos that was associated with the nationalization and industrialization of fisheries in Brazil and aimed to overcome the pre existing artisanal fishing ethos and to build a new fisherman. For this purpose, the methodology used in this work, of an ethnographic nature, used documentary research, discussing the legal frameworks present in dossiers of the Chamber of Deputies, as well as other official documents from the collection of the Navy and the Superintendence of Fisheries Development ( SUDEPE), in addition to having journalistic articles from Jornal Pequeno and Diario de Pernambuco. In addition, we conducted interviews with the institution's former students, where we were able to analyze the reconfiguration of fishing work from the promotion of an education aligned with government interests, based on this, it was possible to identify a rupture in the education offered. This is because the investment in formal and technical education via the Fishing School, took the place of the fishing master in what concerns the instruction offered to artisanal fishermen, having the function of qualifying them for industrial work. This resulted, therefore, in the formation of a new ethos, forged through the disciplining and regulation of time instituted by the Navy in this School of Fishing, enabling its students to live off their work at sea. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ramona Raissa do Nascimento Guerra Melo Ribeiro.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons