Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40557

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Eva Rolim-
dc.contributor.authorARAÚJO, Janaina Freitas Silva de-
dc.date.accessioned2021-07-18T17:13:12Z-
dc.date.available2021-07-18T17:13:12Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.citationARAÚJO, Janaina Freitas Silva de. A onomatopeia como elemento gráfico no mangá brasileiro: “Eruvë: o conto da dama de vidro”. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40557-
dc.description.abstractA onomatopeia é uma das principais características de uma história em quadrinhos (HQ) e seu estudo, abrangendo mangás japoneses, já foi aprofundado por teóricos nos campos da Literatura, Linguística, Comic Studies e Comunicação. Desde 2015, após o crescimento de HQs independentes no Brasil, houve o surgimento de títulos denominados como “mangá brasileiro”. Eruvë, publicado em 2015, foi um destes títulos, produzido por Mariana Petrovana, por mim, quadrinista e pesquisadora, e a equipe do Studio Pau Brasil. Esta pesquisa busca, por meio de estudo de caso desta obra, investigar como o elemento da onomatopeia pode ser analisado enquanto elemento gráfico pictórico e esquemático e não apenas verbal. Partimos do princípio de que a onomatopeia no mangá oriundo do Japão e suas classificações (gitaigo, giseigo, gijogo e giongo) não consideram apenas a conformação fonética na representação do “som”, mas igualmente a forma como esta é desenhada. Logo, propusemos uma nova classificação para as onomatopeias (som da natureza, de objeto, de personagem e de emoção) em Eruvë e a submetemos à análise de um grupo de foco pré-selecionado. Nossos resultados apontam para a discussão sobre o processo de interpretação da onomatopeia e suas características gráficas (traço, cor, escala e movimento), e como estas influenciam na percepção do leitor sobre o sentido do “som”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectMangápt_BR
dc.subjectOnomatopeiapt_BR
dc.subjectEruvëpt_BR
dc.subjectRepresentação gráficapt_BR
dc.titleA onomatopeia como elemento gráfico no mangá brasileiro : “Eruvë: o conto da dama de vidro”pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBRAGA JÚNIOR, Amaro Xavier-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3393149118658302pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8785972548547906pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxOnomatopoeia is one of the main characteristics of a comic book (HQ) and its study, covering Japanese manga, has already been deepened by theorists in the fields of Literature, Linguistics, Comic Studies and Communication. Since 2015, after the growth of independent comics in Brazil, there has been the emergence of titles called “Brazilian manga”. Eruvë, published in 2015, was one of these titles, produced by Mariana Petrovana, for me, comic artist and researcher, and the team at Studio Pau Brasil. This research seeks, through a case study of this work, to investigate how the element of onomatopoeia can be analyzed as a pictorial and schematic graphic element and not only verbal. We assume that onomatopoeia in manga from Japan and its classifications (gitaigo, giseigo, gijogo and giongo) do not only consider the phonetic conformation in the representation of the “sound”, but also the way in which it is drawn. Therefore, we proposed a new classification for onomatopoeia (sound of nature, object, character and emotion) in Eruvë and submitted it to the analysis of a pre-selected focus group. Our results point to the discussion about the process of interpreting onomatopoeia and its graphic characteristics (line, color, scale and movement), and how they influence the reader's perception of the meaning of “sound”.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3072812137317009pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Janaina Freitas Silva de Araújo.pdf11,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons