Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40558
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTINHO, Solange Galvão | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Luiza Falcão Soares | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-18T17:16:29Z | - |
dc.date.available | 2021-07-18T17:16:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Luiza Falcão Soares. Recomendações para o ensino do design de tipos de texto nas universidades públicas brasileiras. 2021. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40558 | - |
dc.description | CUNHA, Luiza Falcão Soares também é conhecida em citações bibliográficas por: FALCÃO, Luiza | pt_BR |
dc.description.abstract | O design de tipos é a área de atuação que se dedica ao projeto de fontes tipográficas. No contexto do design de fontes de texto, os designers de tipos aplicam conceitos e habilidades relacionados ao desenho de caracteres alfabéticos. A pesquisa relatada possui como objeto de estudo o ensino do design de tipos de texto no Brasil. O estudo tem como objetivo geral a proposição de recomendações para o ensino do design de fontes de texto aplicáveis ao contexto educacional das universidades públicas brasileiras, a partir de três pilares: a) planejamento de ensino; b) procedimentos didáticos; e c) conteúdo. O estudo desenvolvido apresenta uma contextualização do ensino do design no Brasil e um panorama do ensino do design de tipos nas universidades públicas brasileiras. Também apresenta um panorama das teorias relacionadas ao desenho de fontes de texto. Esta tese parte do princípio que o desenho de fontes de texto é norteado por dois grupos de fatores, os objetivos e os subjetivos, relacionados com a funcionalidade técnica da tipografia e com a expressividade do tipo, respectivamente. Foram explorados procedimentos e ferramentas que auxiliam o ensino e a aprendizagem da relação do desenho do tipo com aspectos objetivos e subjetivos. O presente estudo propõe um esquema para a definição de cenários de ensino, que visa facilitar o processo de planejamento de ensino a partir de uma percepção mais clara das variáveis da disciplina. Também foi idealizado, a partir da pesquisa realizada, um modelo pedagógico experimental para o ensino do desenho de fontes de texto composto por um plano de ensino, slideshows, exercícios, fichas de avaliação dos estudantes, fichas teóricas e ferramentas didáticas. A tese apresenta novas abordagens de ensino, além da sistematização de outras abordagens já utilizadas para ensinar o design de tipos de texto, com o intuito de auxiliar professores a planejarem situações de ensino e facilitar a aprendizagem dos estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que existe espaço para a inserção de novas disciplinas de design de tipos nos cursos de design das universidades públicas brasileiras. O ensino específico do design de tipos de texto pode ser facilitado pelo desenvolvimento de ferramentas, tais como as apresentadas pela tese. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Planejamento e Contextualização de Artefatos | pt_BR |
dc.subject | Tipografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Design de tipos | pt_BR |
dc.subject | Desenho tipográfico | pt_BR |
dc.subject | Fontes de texto | pt_BR |
dc.title | Recomendações para o ensino do design de tipos de texto nas universidades públicas brasileiras | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAGÃO, Isabella Ribeiro | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6167259554460488 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9487486919525854 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | Type design is the process of designing typefaces. In the context of text typeface design, type designers apply concepts and skills related to the design of alphabetic characters. This research has as its object of study the teaching of text typefaces design in Brazil. It aims to propose recommendations for teaching text typefaces design. The recommendations are applicable to the educational context of Brazilian public universities, based on three pillars: a) teaching planning; b) didactic procedures; and c) content. The developed study presents a contextualization of the design teaching in Brazil. It shows an analysis of the type design teaching in public universities. The research also provides an overview of the theories related to the design of text fonts. This thesis assumes that two groups of factors, the objective and the subjective guides the text typefaces design. They are related to the technical functionality of the typeface and its expressiveness. The study explores educational procedures and tools to help students' understanding of the relationship between the typefaces design with its objective and subjective aspects. The study also presents a scheme proposal for defining teaching scenarios. The proposal aims to stimulate a reflection, in the teacher, on the characteristics that constitute his discipline. It also aims to ease the teaching planning process from a clearer perception of the existing variables. This research presents an experimental pedagogical model. The model consists of a teaching plan, slideshows, exercises, student assessment sheets, theoretical sheets and didactic tools. The thesis presents new teaching approaches, besides other perspectives already used. It seeks to help teachers to plan disciplines and to ease student learning. The research results state that there is space for new type design disciplines in the Brazilian public universities. The development of tools, such as the presented by the thesis can help the teaching of the design of text typefaces. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4412311797702220 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Luiza Falcão Soares Cunha.pdf | 23,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons