Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40668

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés-
dc.contributor.authorSANTOS, Daeme Telles Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2021-07-23T22:56:42Z-
dc.date.available2021-07-23T22:56:42Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Daeme Telles Gonçalves dos. Sequência didática com experimento e mapa conceitual para cálculo do calor específico da água. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40668-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma sequência didática em formato de oficina, para ensinar conceitos de calorimetria, especificamente análise do calor específico da água e de outros líquidos. Trata-se de uma proposta onde o aluno não só observa, mas sim vivencia os conteúdos com experimentação através de medidas de temperatura, consumo de energia elétrica, interpretação física da potência elétrica, discussão do conceito de densidade volumétrica e consumo de energia elétrica. O trabalho culminou na elaboração de um produto didático que tem por objetivo fazer os alunos discutirem na prática os resultados encontrados em sala, utilizando recursos didáticos que permitam ao aluno investigar e tirar conclusões, fazendo uso de ferramentas que proporcionem uma aprendizagem mais contextualizada sobre calor específico. A fundamentação teórica está baseada na Teoria da Aprendizagem de David Ausubel, tanto no que diz respeito à concepção e elaboração do material instrucional, quanto à sua aplicação em sala de aula. O produto educacional foi aplicado no Colégio Único em uma turma de 45 alunos do segundo ano do Ensino Médio e na Escola Estadual José Mariano em uma turma de 40 alunos do terceiro ano do Ensino Médio ambas localizadas em Recife-PE. A sequência didática foi aplicada de maneira tranquila e teve muita participação e interesse nas duas turmas onde foram trabalhados a interpretação dos dados utilizados na medida do calor específico da água.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCalor específicopt_BR
dc.subjectDidática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectInstrumentos de medição – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.titleSequência didática com experimento e mapa conceitual para cálculo do calor específico da águapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3172811000549041pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis work presents a didactic sequence in a workshop format, to teach calorimetry concepts, specifically analysis of the specific heat of water and other liquids. Where the student not only observes, but experiences the contents with experimentation through temperature measurements, electrical energy consumption, physical interpretation of electrical power, discussion of the concept of volumetric density and electricity consumption. The work culminated in the elaboration of a didactic product that aims to complement the Physics classes, using didactic resources that allow the student to investigate and draw conclusions, making use of tools that provide a more contextualized learning about specific heat. The theoretical foundation is based on David Ausubel's Theory of Learning, both with regard to the design and development of instructional material, as well as its application in the classroom. The educational product was applied at Único school in a class of 45 students in the second year of high school and in the State School José Mariano in a class of 40 students in the third year of high school, both located in Recife-PE. The didactic sequence was applied smoothly and had a lot of participation and interest in the two classes where the interpretation of the data used to measure the specific heat of the water was worked.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Daeme Telles Gonçalves dos Santos.pdf1,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons