Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40705
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WANDENESS, Adriane Pereira | - |
dc.contributor.author | DECHAMPS, Thiago Augusto Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-30T15:46:01Z | - |
dc.date.available | 2021-07-30T15:46:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-24 | - |
dc.identifier.citation | DECHAMPS, Thiago Augusto Gomes. Prof. Miner: uma proposta do uso do Minecraft Education como estratégia para educação ambiental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais.) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40705 | - |
dc.description.abstract | A busca por uma aprendizagem significativa não é algo simples, uma vez que o processo pedagógico passa por muitas variáveis e sentidos. Na busca por novas metodologias encontram-se os jogos digitais que, por estarem bastante presentes na vida dos adolescentes, se tornam recursos educativos favoráveis a um aprendizado mais engajador. Dentre os jogos existentes que podem ser utilizados na educação, nesse trabalho utiliza-se o Minecraft. Um jogo eletrônico que atrai a atenção de muitas crianças e adolescentes na atualidade. Atualmente, uma das potencialidades do jogo é na educação ambiental, em que o professor pode promover o ensino dos diferentes biomas, do manejo de recursos naturais, da criação de cidades sustentáveis, do uso de energia solar, além de simular impactos causados pela mineração, agropecuária, desmatamento e construção de hidroelétricas. Esse trabalho tem como objetivo criar uma plataforma para capacitação de professores, Prof. Miner, para o uso do Minecraft Education com uma proposta de atividades para educação ambiental. A plataforma foi criada utilizando a ferramenta de criação de sites Wix, organizada em formato de vídeo e separada em quatro módulos. A análise dos resultados apresenta uma abordagem qualitativa de uma pesquisa que foi realizada entre professores através do preenchimento de um questionário no qual avaliaram: o uso da plataforma na capacitação de professores, a organização e a clareza do conteúdo, a proposta para a educação ambiental e a aplicabilidade dessa estratégia em sala de aula. O Prof. Miner mostra-se como ferramenta de suporte para o processo de ensino- aprendizagem e capacitação dos professores, uma vez que aproxima os conteúdos do universo dos alunos, no que concerne ao mundo e rapidez tecnológica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Capacitação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Prof. Miner : uma proposta do uso do Minecraft Education como estratégia para educação ambiental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8664343412721186 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1999706116875182 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The search for meaningful learning is not a simple thing, since the pedagogical process goes through many variables and meanings. In the search for new methodologies, there are digital games that, because they are very present in the lives of adolescents, become educational resources favorable to a more engaging learning. Among the existing games that can be used in education, this work uses Minecraft. An electronic game that attracts the attention of many children and adolescents today. Currently, one of the game's potentials is in environmental education, in which the teacher can promote the teaching of different biomes, the management of natural resources, the creation of sustainable cities, the use of solar energy, in addition to simulating impacts caused by mining, agriculture, deforestation and construction of hydroelectric plants. This work aims to create a platform for teacher training, Prof. Miner, for the use of Minecraft Education with a proposal for activities for environmental education. The platform was created using the Wix website creation tool, organized in video format and separated into four modules. The analysis of the results presents a qualitative approach of a research that was carried out among teachers by completing a questionnaire in which they evaluated: the use of the platform in teacher training, the organization and clarity of the content, the proposal for environmental education and the applicability of this strategy in the classroom. Prof. Miner shows itself as a support tool for the teaching-learning and training process of teachers, since it brings the contents of the universe of students closer together, with regard to the world and technological speed. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Thiago Augusto Gomes Dechamps.pdf | 902,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons