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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40757

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBUENO, José Maurício Haas-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Tainah de Souza Costa-
dc.date.accessioned2021-08-03T21:22:11Z-
dc.date.available2021-08-03T21:22:11Z-
dc.date.issued2020-05-11-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Tainah de Souza Costa. Adaptação de um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais para universitários : implementação e avaliação em estudantes de Medicina. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40757-
dc.description.abstractÉ crescente a preocupação sobre a alta incidência de problemas de adaptação e adoecimento mental no ensino superior. Nesse sentido, estudos tem destacado a importância da Inteligência Emocional (IE) no contexto universitário, uma vez que ter essas habilidades está associado a uma maior adaptação social e emocional. Entende-se por inteligência emocional a capacidade de processar informações emocionais a partir do desenvolvimento de habilidades cognitivas como percepção de emoções, uso de emoções para facilitar o pensamento, conhecimento das emoções e regulação emocional. Apesar desses dados, a literatura científica brasileira é carente de estudos sobre intervenções que promovam a aprendizagem de habilidades que favoreçam o desenvolvimento emocional, especialmente para estudantes universitários. Essas habilidades têm sido estudadas sobre a denominação de habilidades socioemocionais, que se referem à competência de processar e integrar pensamento, emoção e comportamento para tornar o individuo mais consciente, tomar decisões responsáveis e gerir seus comportamentos interpessoais. Dentre os programas desenvolvidos para promover essas habilidades durante a infância e a adolescência, a abordagem RULER, que é baseada na Teoria de inteligência emocional, tem se destacado por apresentar evidências científicas quanto ao desenvolvimento da IE, melhora do desempenho acadêmico e interpessoal, além da diminuição de comportamentos de riscos e problemas de conduta. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo, com base na abordagem RULER, adaptar um programa de habilidades socioemocionais para o desenvolvimento da inteligência emocional em estudantes universitários e avaliar a percepção dos participantes quanto aos aspectos positivos, negativos e suas sugestões para melhoria do programa. Participaram da pesquisa nove (N=9) estudantes de medicina, sendo quatro (N=4) do sexo masculino e cinco (N=5) do sexo feminino, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os participantes tinham idade entre 19 e 33 anos e cursavam entre o 3° e 10° período. Para a investigação da percepção dos participantes em relação ao programa, foi realizado uma análise de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) do corpus textual construído a partir de uma Ficha de avaliação semi-estruturada respondida anonimamente pelos participantes após o programa. Como resultado do corpus textual denominado “Avaliação do Programa” foi gerado uma estrutura com duas dimensões: Aprendizado emocional – conteúdo e Aprendizado experiencial – formato, composta por duas e uma classe, respectivamente, que sugerem que o programa promoveu um aprendizado que fomentou e desenvolveu HSEs através do desenvolvimento das habilidades de IE, o que lhes permitiu a possibilidade de aplicar esse aprendizado nas situações cotidianas pessoais e profissionais. Concluiu-se que este trabalho contribui com a apresentação dos primeiros dados sobre a implantação de um programa de habilidades socioemocionais baseado na abordagem RULER em estudantes universitários no Brasil. Os resultados desse estudo poderão ser aplicados no aprimoramento e implementação de programas de habilidades socioemocionais baseados na abordagem RULER para o contexto da educação superior e brasileira e também contribuir como referência para o desenvolvimento de outros programas que visem o desenvolvimento da inteligência emocional no público jovem/adulto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleAdaptação de um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais para universitários : implementação e avaliação em estudantes de Medicinapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMACHADO, Leonardo Tavares-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9099672162887378pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234468186786568pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThere is growing concern about the high incidence of adaptation problems and mental illness in higher education. In this sense, studies have highlighted the importance of Emotional Intelligence (IE) in the university context, since having these skills is associated with greater social and emotional adaptation. Emotional intelligence is the ability to process emotional information based on the development of cognitive skills such as perception of emotions, use of emotions to facilitate thinking, knowledge of emotions and emotional regulation. Despite these data, the Brazilian scientific literature does not present studies on interventions that promote the learning of skills that favor the emotional development of this student. These skills have been studied under the name of socioemotional skills, which refer to the competence to process and integrate thought, emotion and behavior to make the individual more aware, make responsible decisions and manage their interpersonal behaviors. Among the programs developed to promote these skills during childhood and adolescence, the RULER approach, which is based on the Theory of emotional intelligence, has stood out for presenting scientific evidence regarding the development of EI, improving academic and interpersonal performance, in addition to decreased risk behaviors and conduct problems. Thus, the present study aims, based on the RULER approach, to adapt a program of socioemotional skills for the development of emotional intelligence in university students and evaluate the participants' perception of the positive and negative aspects and their suggestions for improving the program. Nine (N = 9) medical students participated in the research, four (N = 4) male and five (N = 5) female, from the Federal University of Pernambuco (UFPE). Participants were aged between 19 and 33 years old and attended between the 3rd and 10th periods. For the investigation of the participants' perception of the program, an analysis of Descending Hierarchical Classification (CHD) of the textual corpus was carried out based on a semi-structured evaluation form answered anonymously by the participants after the program. As a result of the textual corpus called “Program Evaluation”, a structure with two dimensions was generated: Emotional learning - content and Experiential learning - format, composed of two and one class, respectively, which suggest that the program promoted a learning that fostered and developed HSEs through the development of IE skills, which allowed them to apply this learning in everyday personal and professional situations. It was concluded that this work contributes to the presentation of the first data on the implementation of a program of socioemotional skills based on the RULER approach in university students in Brazil. The results of this study can be applied to the improvement and implementation of socioemotional skills programs based on the RULER approach for the context of higher and Brazilian education and also contribute as a reference for the development of other programs aimed at the development of emotional intelligence in young audiences / adult.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6341500698117975pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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