Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40773

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARMO, Erinaldo Ferreira do-
dc.contributor.authorBARRETO, Ana Elizabete dos Santos Sá-
dc.date.accessioned2021-08-04T17:50:46Z-
dc.date.available2021-08-04T17:50:46Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.citationBARRETO, Ana Elizabete dos Santos Sá. A juventude ousa estudar: uma análise sobre a evasão nos projetos de extensão pré-acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40773-
dc.description.abstractO episódio da evasão é um dos problemas frequente em todas as etapas da Educação. Nessa perspectiva, este trabalho procurou identificar os principais motivos/causas que levam os alunos dos projetos pré-acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco a desistirem do sonho de ingressar em um curso superior. Para atingir esse objetivo, a pesquisa baseou-se em análises qualitativa e quantitativa. Na verificação quali, os resultados são apresentados com base no estudo descritivo do levantamento histórico dos citados projetos, na identificação dos motivos/causas registrados por seus representantes e na análise do questionário aplicado para mapear o nível de satisfação dos alunos para com os pré-acadêmicos. Para a verificação quanti, os resultados dos índices da evasão são apresentados através da estatística descritiva dos dados obtidos no período de 2012 a 2018. As informações obtidas mostram um elevado grau de satisfação dos alunos, contrastando com uma taxa de evasão elevada, e foi identificado que fatores externos aos pré-acadêmicos são os principais tópicos geradores da evasão, o que confirma a hipótese da pesquisa que, a evasão é um fator que atinge diretamente na inserção dos jovens/adultos nas Instituições de Ensino Superior.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleA juventude ousa estudar : uma análise sobre a evasão nos projetos de extensão pré-acadêmicos da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5012742106104731pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8558188425516554pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThe evasion episode is one of the frequent problems in all stages of education. In this perspective, this work sought to identify the main reasons / causes that lead students of pre-academic projects at the Federal University of Pernambuco to resign their goals of entering a higher education course. To achieve this objective, the research was based on qualitative and quantitative analyzes. In the qualitative verification, the results are presented based on the descriptive study of the historical survey of the aforementioned projects, in the identification of the reasons / causes registered by their representatives and in the analysis of the questionnaire applied to map the level of students' satisfaction with the pre-academics projects. For the quantitative verification, the results of the dropout rates are presented through descriptive statistics of the data obtained from 2012 to 2018. The information obtained reveals a high degree of student satisfaction, contrasting with a rate of high evasion. It was identified that external factors to pre-academics students are the main topics drivers of schooling evasion. This confirms the research hypothesis that, the dropout is a factor that directly affects the insertion of young people / adults in Higher Education Institutions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Elizabete dos Santos Sá Barreto.pdf1,43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons