Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40782

Compartilhe esta página

Título: A relação entre ensino e pesquisa no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Autor(es): ANDRADE, Valdemira Pereira Canêjo de
Palavras-chave: Geografia; Ensino – Metodologia; Técnica de análise ao conteúdo; Pesquisa geográfica; Profissionais especializados – Educação básica – Educação superior
Data do documento: 28-Jan-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANDRADE, Valdemira Pereira Canêjo de. A relação entre ensino e pesquisa no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A presente dissertação é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo central compreender a relação entre ensino e pesquisa no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bem como identificar quais impactos pedagógicos são construídos para a formação inicial a partir da vivência da pesquisa. Ainda pensando em tal objeto, a forma de abordagem é qualitativa, utilizando-se, na tipologia de pesquisa, o Estudo de Caso. Para análise e tratamento dos dados coletados, empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Participaram desta pesquisa 10 (dez) egressos da disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia, do curso de Licenciatura em Geografia da UFPE, durante o ano de 2019, os quais responderam a um questionário aberto e fechado constituído por 18 (dezoito) perguntas. Os resultados obtidos apresentam que a pesquisa exerce papel fundamental e contribui significativamente na formação inicial de professores de Geografia, permitindo aproximá-los da realidade escolar, desenvolvendo habilidades e metodologias para o ensino da Geografia em sala de aula. Em relação à articulação entre ensino e pesquisa no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), esta se traduz em alguns componentes curriculares, a exemplo da disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia, porém tal articulação ainda se mostra um grande desafio. Sobre a vivência da pesquisa na disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia, constatou-se que teve impacto pedagógico em outras formas de realizar pesquisa a partir de outros componentes curricular, a ampliar a visão sobre a pesquisa, a compreender sobre a inserção da pesquisa no campo de atuação profissional, a aprender a fazer pesquisa. Observou-se na análise que a prática do professor da disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia contribuiu/impactou no processo de construção da pesquisa para a formação inicial do futuro professor de Geografia, a elaborar projetos de pesquisa com foco no ensino de Geografia, a estimular a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com proposta para a área de formação de professor e o ensino de Geografia. O outro importante elemento sobre a vivência da pesquisa na disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia, no tocante aos impactos pedagógicos construídos para a formação inicial do professor de Geografia, é aprender que o professor também pode ser um pesquisador no próprio ambiente escolar, o que conduziu a compreender que ensino e pesquisa estão articulados num movimento intrínseco de desenvolver um pensamento que ser professor não se resume apenas ao trabalho em sala de aula, a ter um novo olhar sobre a pesquisa. Diante dos dados, pode-se compreender que a articulação entre ensino e pesquisa como proposta fundamental na formação inicial de professores de Geografia tem como ideia principal não a de formar pesquisadores e estar restrito a uma temática específica da Geografia, mas se constitui enquanto processo de autonomia, emancipação e problematização da realidade, capaz de promover uma formação de sujeitos críticos e propositivos.
Descrição: ANDRADE, Valdemira Pereira Canêjo de, também é conhecida em citações bibliográficas por: CANÊJO, Valdemira Pereira
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40782
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Valdemira Pereira Canêjo de Andrade.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons