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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40786
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Título: | A escola no Assentamento Rural do Lado de Cá : reforma agrária na visão dos profissionais da educação e jovens do campo em Mossoró/RN |
Autor(es): | FERNANDES, Maria José Costa |
Palavras-chave: | Geografia; Educação; Escolas rurais; Assentamentos rurais; Reforma agrária; Juventude rural – Mossoró (RN) |
Data do documento: | 29-Set-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FERNANDES, Maria José Costa. A escola no Assentamento Rural do Lado de Cá: reforma agrária na visão dos profissionais da educação e jovens do campo em Mossoró/RN. 2020. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | O trabalho tem como objetivo principal, analisar como os profissionais da educação e jovens do campo, que trabalham e estudam em escolas localizadas nos assentamentos rurais de Mossoró/RN compreendem a reforma agrária, e de pesquisar como essa temática é trabalhada no ambiente escolar. Para tanto, realizamos pesquisa de campo em 03 escolas municipais, localizadas em 03 assentamentos rurais de Mossoró. As escolas pesquisadas foram: Escola Municipal Evilásio Leão de Moura; Escola Municipal Deusdete Cecílio de Araújo; e Escola Municipal São Romão. Foram aplicados questionários semiestruturados com os diversos profissionais, e alunos matriculados no 8º e 9º anos, fazendo uma abordagem qualitativa. A pesquisa revelou a importância dessas escolas para as comunidades em que estão inseridas, sendo vistas para os moradores não só como um espaço educacional, mas sendo valorizada como um lugar de socialização para toda a comunidade, principalmente naquelas que estão localizadas no interior das agrovilas. Porém, apesar dessas escolas estarem inseridas em áreas de assentamentos rurais de reforma agrária, constatamos ao longo da pesquisa, que essas escolas não costumam trabalhar diretamente sobre a temática reforma agrária em suas atividades. Dessa forma, nossa tese defende a importância e necessidade do ensino da reforma agrária nas escolas, sobretudo naquelas que estão localizadas no campo, contribuindo para que os povos do campo, se apropriem dos direitos que possuem enquanto cidadãos. Para que assim, os assentamentos rurais sejam problematizados e conhecidos pela população em geral, para que a sociedade possa adquirir uma visão mais ampla dos assentados da reforma agrária, para além de estigmas e marginalização da população que reside no campo, e principalmente nos assentamentos rurais. Embora estejam localizadas em assentamentos rurais, essas escolas utilizam a mesma proposta pedagógica das escolas da cidade, não colocando em prática a educação do campo. Sendo reproduzidas práticas pedagógicas descontextualizadas da realidade em que estão inseridas, com isso, podemos dizer então, que essas escolas estão localizadas no campo, mas não são do campo. |
Descrição: | FERNANDES, Maria José Costa também é conhecida em citações bibliográficas por: COSTA, Maria José |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40786 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Geografia |
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