Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40796

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Brenda Carlos de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Mariana de Matos Moreira-
dc.date.accessioned2021-08-06T13:14:08Z-
dc.date.available2021-08-06T13:14:08Z-
dc.date.issued2020-09-10-
dc.identifier.citationBARBOSA, Mariana de Matos Moreira. O periférico é um centro: a contribuição da poesia negra para a perspectiva decolonial. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40796-
dc.description.abstractEste trabalho consiste no estudo da produção poética de Jamu Minka, Éle Semog, Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Cuti publicados nas edições dos Cadernos Negros (Vol. 1, 15, 19 e 31), entre 1978 e 2008. A investigação busca analisar a contribuição desses poemas para a perspectiva decolonial. Para tanto, recorremos à abordagem da literatura afro-brasileira como espaço de enunciação de resistência, proposta por Eduardo de Assis Duarte (2011), e luta pelo direito à vida. Também adotamos uma perspectiva crítica, onde situamos as contradições do Giro Decolonial, enquanto conceito proposto pelo grupo Modernidade/Colonialidade (M/C) no que tange a pormenorização do Brasil e suas particularidades históricas, como território fundamental de enunciação nesta discussão, apoiando-nos no pensamento de Joaze Bernardino-Costa (2019), entre outros pensadores. A poesia afro-brasileira nos inspira a pensar como a transcendência do eurocentrismo e etnocentrismo e revisão das demais práticas de dominação sustentadas pela colonialidade, através da reconfiguração de identidades e imaginários pode ser interpretada como resposta epistêmica ao sugerir interferências nos modos de organização social. Assim, a produção poética nos oferece a possibilidade de observar o pensamento decolonial enquanto luta, evocando mudança política e social e evidenciando a necessidade da coexistência entre formas de vida e outras configurações de mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCadernos negrospt_BR
dc.subjectPoesia negrapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.titleO periférico é um centro : a contribuição da poesia negra para a perspectiva decolonialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9839485903782265pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3020775163633086pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis work consists in the study of the poetic production of Jamu Minka, Éle Semog, Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa and Cuti published in the issues of Cadernos Negros (Vol. 1, 15, 19 and 31) between 1978 and 2008. The research seeks to analyze the contribution of these poems to the decolonial perspective. To do so, we resort to the approach of Afro-Brazilian literature as a space of enunciation of resistance, proposed by Eduardo de Assis Duarte (2011), and struggle for the right to life. We also adopt a critical perspective, where we situate the contradictions of the Decolonial Turn, as a concept proposed by the Modernity/Coloniality (M/C) group in terms of Brazil's position and its historical particularities, as a fundamental territory of enunciation in this discussion, relying on the thought of Joaze Bernardino-Costa (2019), among other thinkers. Afro-Brazilian poetry inspires us to think about how the transcendence of Eurocentrism and ethnocentrism and the revision of other practices of domination sustained by coloniality, through the reconfiguration of identities and imaginaries, can be interpreted as an epistemic response by suggesting interferences in the modes of social organization. Thus, the poetic production offers us the possibility of observing decolonial thinking as a struggle, evoking political and social change and evidencing the need for coexistence between ways of life and other configurations of the world.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mariana de Matos Moreira Barbosa.pdf675,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons