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Título: Análise de práticas dialógicas de linguagens no ciberespaço fanfiction : importantes reflexões
Autor(es): ARAÚJO, Djário Dias de
Palavras-chave: Produção Textual - Tecnologias; Produção Escrita - Tecnologias; Literatura – produção de Textos – Tecnologias; UFPE - Pós- graduação
Data do documento: 25-Jun-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Djário Dias de. Análise de práticas dialógicas de linguagens no ciberespaço fanfiction: importantes reflexões. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Tem se estabelecido uma revolução digital em que a convergência tecnológica e de linguagens muda as formas de relações interpessoais e de comunicação, formando uma cibercultura. A geração Baby Boomer (pessoas com mais de 45 anos, que nasceram logo após o fim da Segunda Guerra Mundial) como também a geração Z (pessoas nascidas a partir dos anos noventa, já imersas no universo da internet) estão cada dia mais conectadas ao cibermundo. A cultura da tela não só tem oferecido um universo de cores, sons, imagens, textos e movimento, mas tem moldado novas formas de interação social. Há um processo de virtualização das relações sociais. Hoje, praticamente, já não fazemos ligações telefônicas, nossa comunicação, na maioria das vezes, está se resumindo a mensagens de texto. A leitura e a escrita, por serem práticas sociais situadas, também estão se “moldando” a essa tela, por isso, desenvolver pesquisas que analisem o rebatimento dessas transformações nesses importantes eixos de língua portuguesa é de suma importância. A partir dessa premissa, investigamos o processo dialógico que se estabelece no microcosmo de produção de textos de perfil literário fanfiction. Tivemos como arcabouço teórico sobre o dialogismo, principalmente, as contribuições de teorias de Bakhtin (2005), Barros (2003) e Brait (2006), entre outros. Como a pesquisa exige uma imersão no universo digital, temos como referencial metodológico a netnografia, que é uma vertente da etnografia, mas que tem o cibermundo como espaço de reflexão, análise e coleta de dados. A análise de conteúdo de Bardin (2011) também nos dá base para a reflexão e produção de categorias. Analisamos a produção de 45 contos de perfil fanfiction, escritos por quinze escritores, bem como a atitude responsiva ativa dos leitores sobre os contos postados. Os dados analisados comprovaram que as práticas digitais de produção de linguagem na esfera fanfiction têm como eixo o dialogismo constitutivo. A produção escrita nessa plataforma digital é ancorada em uma tríade dialógica constituída entre a obra inspiradora, as expectativas e desejos do autor fanfiction e as intervenções feitas pelos leitores das obras. Em face disso, o novo texto acaba sendo marcado por essas vozes, que o tornam multifacetado e repleto de intersubjetividade. Observamos também que o gênero textual, ao adentrar nesse espaço digital, sofre modificações em função das condições de produção estabelecidas e que a plataforma fanfiction é um lócus de produção escrita extraescolar colaborativa, em que a autoria é compartilhada, já que o princípio fundador da linguagem online é a interação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40806
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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