Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40908

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos-
dc.contributor.authorDIAZ BERROTERAN, Jennifer Cecilia-
dc.date.accessioned2021-08-10T11:52:15Z-
dc.date.available2021-08-10T11:52:15Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.identifier.citationDIAZ BERROTERAN, Jennifer Cecilia. Contribuição da competência em informação no Brasil para mitigar os impactos do fenômeno da desinformação. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40908-
dc.descriptionDIAZ BERROTERAN, Jennifer Cecilia também é conhecida em citações bibliográficas por: BERROTERAN, Jennifer Diazpt_BR
dc.description.abstractUm dos grandes desafios da sociedade atual é o fenómeno da desinformação. As mudanças neste modelo trazem novos obstáculos para os indivíduos, que não residem na grande quantidade de informação produzida que está disponível diariamente no seu sistema cognitivo, mas a um nível que é mais difícil de interpretar, resultando numa mistura de informação verdadeira com informação falsa que é intencionalmente propagada. Com base neste problema, o objetivo desta investigação é refletir sobre os esforços da pesquisa científica em Ciência da Informação no Brasil, no domínio da competência em informação, como uma contribuição para mitigar o fenômeno da desinformação. É uma pesquisa com delimitação descritiva e qualitativa, que foi desenvolvida por uma revisão da produção científica na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, que utiliza como estratégias de análises a Bibliometria e a Análise de Conteúdo, em consonância com as categorias de Belluzo (2018) relacionadas com a competência de informação. Como parte dos resultados, foram constatados 26 artigos indexados com tendência de crescimento de trabalhos, o que confirma o interesse da Ciência da Informação pela temática. Na compilação das contribuições da competência em informação, ficou evidente a sugestão como melhor resposta para mitigar os impactos do fenômeno da desinformação. Dadas as complexidades do mundo da sociedade contemporânea, a competência em informação é a ferramenta disponível da Ciência da Informação diante deste problema, reconhecendo que as notícias falsas se tornaram uma característica permanente do ambiente informacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInformação, Memória e Tecnologiapt_BR
dc.subjectDisinformationpt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.titleContribuição da competência em informação no Brasil para mitigar os impactos do fenômeno da desinformaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4263016200284992pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2595121603577953pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxOne of the great challenges of today's society is the phenomenon of disinformation. Changes in this model bring new obstacles for individuals, which do not reside in the large amount of information produced that is available daily in their cognitive system, but at a level that is more difficult to interpret, resulting in a mixture of true information with false information that is intentionally propagated. Based on this problem, the objective of this research is to reflect on the efforts of scientific research in Information Science in Brazil, in the field of information literacy, as a contribution to mitigate the phenomenon of disinformation. It is a research with descriptive and qualitative delimitation, which was developed by a review of the scientific production in the Referential Database of Journal Articles in Information Science, which uses Bibliometrics and Content Analysis as analysis strategies, in line with Belluzo's (2018) categories related to information literacy. As part of the results, 26 indexed articles were found with a growing trend of papers, which confirms the Information Science interest in the theme. In compiling the contributions of information literacy, suggestion was evident as the best response to mitigate the impacts of the phenomenon of disinformation. Given the complexities of the world of contemporary society, information literacy is the available Information Science tool in the face of this problem, recognizing that fake news has become a permanent feature of the information environment.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jennifer Cecilia Diaz Berroteran.pdf1,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons