Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40931

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVIANA, Kilma da Silva Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Fernando Cleyton Henrique de Mendonça-
dc.date.accessioned2021-08-11T15:05:30Z-
dc.date.available2021-08-11T15:05:30Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Cleyton Henrique de Mendonça. Formação continuada de professores de química à luz da teoria dos construtos pessoais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40931-
dc.descriptionVIANA, Kilma da Silva Lima, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIMA, K. S.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa traz discussões acerca do ensino e aprendizagem em Química. Diante disso, propomos uma formação continuada de professores em Química a luz da Teoria dos Construtos Pessoais, a partir das relações entre o Ciclo da Experiência Kellyana (KELLY, 1955) e a Sequência de Ensino Investigativa de (CARVALHO, 2013). Dessa forma, analisamos as contribuições de uma proposta de Sequência de Ensino Investigativa, organizada como um Ciclo da Experiência Kellyana para aprendizagem de conceitos, como uma formação continuada, segundo a percepção do professor. Os participantes da pesquisa foram dois professores que atuam no Ensino Médio de escolas da rede estadual, ministrando a disciplina de química. Para atingirmos nosso objetivo, a metodologia utilizada foi organizada como um Ciclo da Experiência Kellyana, possuindo cinco etapas. As análises foram feitas baseadas na Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1955) e na Sequência de Ensino Investigativa (CARVALHO, 2013). Com base nos resultados, percebemos que os professores já tiveram contato com Ensino Investigativo, porém, existem algumas divergências em relação ao que é proposto na SEI. Ao apresentar aos professores a SEI ligada a TCP, eles concordaram que existe uma compatibilidade entre elas e que, quando utilizada dessa forma, colabora com o processo de construção de conhecimentos dos estudantes e dos professores. Baseados nos resultados da pesquisa, foi possível criar uma nova proposta metodológica para o ensino de Química, denominada Ciclo de Ensino Investigativo (CEI).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Pernambucopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimental - Pernambucopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativa - Pernambucopt_BR
dc.subjectQuímica - Pernambucopt_BR
dc.titleFormação continuada de professores de química à luz da teoria dos construtos pessoaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1186702656560544pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9895116285470551pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research brings discussions about teaching and learning in Chemistry. Therefore, we propose a continuing education for teachers in Chemistry, based on the relationships between the Kelly's Cycle of Experience (KELLY, 1955) and the Inquiry- Based Teaching Sequence (IBTS) (CARVALHO, 2013). In this way, we analyze the contributions of an inquiry-based teaching sequence proposed in this study, organized as a Kelly's Cycle of Experience for concepts learning, as a continuing education, according to the teacher's perception. The research participants were two chemistry teachers who work in high schools of the state education network. To achieve our goal, the methodology used was organized as a Kelly's Cycle of Experience, with five phases. The analyzes were made based on the Personal Construct Theory (PCT) (KELLY, 1955) and the Inquiry-Based Teaching Sequence (CARVALHO, 2013). Based on the results, we realized that the teachers were in contact with inquiry-based teaching, however, there are some divergences from what is proposed in IBTS. When presenting the IBTS linked to PCT to teachers, they agreed that there is a compatibility between them and when used in this way, it collaborates to the students and teachers' knowledge construction process. Based on the result of this research, it was possible to create a new methodological proposal for chemistry teaching, called Inquiry-Based Teaching Cycle.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fernando Cleyton Henrique de Mendonça Silva.pdf660,9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons