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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40977

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Título: A oralidade entre o prescrito e o possível : a modalidade oral no currículo e na prática de docentes de língua portuguesa do ensino médio da rede estadual de Pernambuco
Autor(es): ARAÚJO, Flávia Barbosa de Santana
Palavras-chave: Educação – Conteúdos Curriculares; Ensino Médio – Oralidade; Tecnologias; Literatura – Produção de Textos – TecOralidade – Estudo e Ensino; UFPE – Pós-graduação
Data do documento: 12-Mar-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Flávia Barbosa de Santana. A oralidade entre o prescrito e o possível: a modalidade oral no currículo e na prática de docentes de língua portuguesa do ensino médio da rede estadual de Pernambuco. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Ainda que as pesquisas acadêmicas sobre a oralidade tenham aumentado significativamente durante os últimos anos, reconhece-se a dificuldade que os professores têm de compreendê-la como parte de sua prática, e isso interfere diretamente na capacidade de estabelecer objetivos coerentes para o trabalho com gêneros orais, inclusive em conformidade com o que está posto nos documentos curriculares oficiais para o ensino da oralidade. Diante do exposto, indaga-se: Como os professores das escolas estaduais de Pernambuco compreendem o que está posto nos documentos curriculares para o trabalho com gêneros orais e como organizam sua prática a partir dessa compreensão? Assim, os principais objetivos desta pesquisa são investigar como os professores de língua portuguesa da rede estadual de Pernambuco (re)elaboram e vivenciam o currículo para o ensino de oralidade. A hipótese levantada é que a maioria dos professores da rede estadual de Pernambuco não faz uma reflexão mais aprofundada sobre as orientações presentes nos documentos curriculares oficiais estaduais para o tratamento da oralidade. A fundamentação teórica está dividida em três partes que contemplam: 1) o currículo, com base nos escritos de Gimeno Sacristán (2000), Silva (2015) e outros; 2) a organização do componente curricular Língua Portuguesa, a partir das pesquisas de teóricos como Bakhtin (2011) e Soares (2012); e 3) a abordagem da oralidade nas aulas de língua materna do Ensino Médio, através de reflexões postuladas por investigadores como Marcuschi (2010) e Schneuwly (2004a, 2004b). A pesquisa seguiu o paradigma qualitativo, apresentando-se como um estudo de casos múltiplos. O corpus é proveniente de várias fontes: documentos curriculares oficiais, respostas de questionários online, transcrição de entrevistas, planejamentos de ensino escritos e observações de aulas. Os métodos de análise utilizados foram: Análise Documental, Análise de Conteúdo e Paradigma Indiciário. A tese defendida é que os professores possuem uma visão crítica de currículo e entendem que têm um papel importante a desempenhar na sua (re)elaboração, visto que o currículo não é concebido somente como documento prescritivo, mas como espaço de disputas de poder. Afastam-se, assim, em alguma medida, das propostas de sua rede, objetivando um ensino que atenda às suas necessidades e às de suas turmas. Já durante a vivência desse currículo nas aulas de língua, mais especificamente no que tange às práticas de oralidade, apesar de compreenderem teoricamente o que seria uma abordagem sociointeracionista de ensino da língua falada, os docentes encaminham práticas divergentes, aproximando-se tanto de concepções mais usuais de ensino do oral, quanto de uma concepção sociointeracionista. Múltiplos fatores podem contribuir para essa diversidade de concepções e práticas, mas, diante dos dados coletados e analisados, parece-nos que a formação inicial e continuada e os saberes experienciais adquiridos ao longo da trajetória profissional são decisivos nesse processo de (re)elaboração e vivência do currículo de língua portuguesa no tocante ao ensino de oralidade. Assim, apontamos para a necessidade de mais estudos que investiguem as relações entre os temas ensino de oralidade, formação inicial e continuada e saberes profissionais.
Descrição: ARAÚJO, Flávia Barbosa de Santana também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTANA, Flávia Barbosa de
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40977
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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