Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41026

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis Jose Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Marcos Aurélio Alves e-
dc.date.accessioned2021-08-25T00:17:33Z-
dc.date.available2021-08-25T00:17:33Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.date.submitted2021-08-24-
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Aurélio Alves e. A trajetória de duas coleções de matemática aprovadas nos guias do livro didático dos anos finais do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41026-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar a trajetória de duas coleções de Matemática aprovadas nas avaliações trienais do PNLD de 1999 a 2014. As coleções escolhidas foram Matemática- Imenes e Lellis e Matemática Ideias e Desafios- Iracema e Dulce pelo fato das mesmas se encontrarem presentes nestas avaliações trienais. A análise se deu em uma pesquisa bibliográfica das resenhas críticas apresentadas nos respectivos Guias do Livro Didático por meio da síntese avaliativa, descrição da obra e análise da obra. A metodologia da pesquisa contou com uma abordagem de caráter qualitativo baseada em Bogdan e Biclen (1994) e análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (2011) as quais contribuíram entre si para a realização da análise. Nisto, foram criadas unidades de análise e as categorias respectivas para a organização dos dados. Assim, é constatável que as coleções analisadas apresentam enfoques Matemáticos interessantes para o nível ao qual se dirigem, porém com algumas características diferenciadas. Acreditamos ser importante o desenvolvimento de outros estudos e pesquisas que contribuam e deem suporte a problemática estudada quanto a escolha do livro didático para ser trabalhado nas aulas de Matemática, contribuindo assim no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA trajetória de duas coleções de matemática aprovadas nos guias do livro didático dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366045T7&tokenCaptchar=03AGdBq24PDyb8TsbE-UNBDEamVPAWXGqwf2DamJuRdECvCJL_QyVgsm0x4-EJZ_UZN2egh51AIJKBBIIJtpW1DUEfCdKYCJ3pAtRXhCtz-9Cb1qLPTzNj8LiflyMxcIPjd2SoBsbwOHPmJDFw8pCjclH1onfiPcNrbzUhen7n0Milao2oD74n28bJ3lAiNQS58jfUWVPpxvxVA1VFsaHCMn_CcRIdRyxXaZIV6XERBvqEVajnfz34ezhQB3PRFeoYm_ouyhPgfcx4ZIxH1jWfYY7uk4HvBhOZ_XWoy3-gS3hRxCXCF58tbWaoI8W_1HVb_DaX3NE8jzAsBWF8-3Mac11NyvaDeGCwef0puBVPUdZTelUnwvoNY4MQNgFud1qhSg_eQkT2iaJJwHfCeQUFcElWs0HDRQ0N6kiUd9gLlHbQzduoKglP2LtSd-mvR54U1IlMxfDUoX3do5w_PkZWz0xC2PprDGlQLApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq250Qbfa3GqpAcu0SRr13_1VJNMYEZyZYuC_SLrNBgqc4pGt9hBXWgOZwwfqvyVlqPp7kfmy7RXg7dFwStLeBBUoDotKIwrObz1q6xa7yfBv8PKzdCj1ZZicvoGrF6qzTU9z3CpsqNfRY_pkGIQBkk_QN3msaB82BZcZUsKBG_vJwGG66s0De7RQ3msSpEr0UlGe0_r0RRg1Dx6eC4-hcPum1ylvWHiUUcxgXGNH68W5ZOOlRY5oKhQzNFoPVL4EfKLfnNdQb4OifqEivFvfZKnLH6XX-cS-Rh74RPJ74vmBPm9_mdBuVps0MF9H163TSK6Z637bNqM9BkKrs1xO4BFS4_X4FXu9q7PI5khI3Z5p5nym6F48BK8XIuP92bwRK9QyRTDJARkVFPXuxfxSZhtfV-zuT7gqvFDG6C-rUFW7gzOZgiAHPeKrQZM7dPEGZfvfHDJf0YQDJ5eXnYL5OeXrKEgDxApt_BR
dc.description.abstractxThe present work aimed to analyze the trajectory of two collections of mathematics approved in the triennial evaluations from PNLD 1999 to 2014. The selected collections they were Mathematically- Imenes and Lellis and Mathematical Ideas and Desafios- Iracema and Dulce because of them are present in these triennial evaluations. The analysis was done on a literature review of critical analysis presented in the respective guides textbook through evaluative summary, description of the work and the work analysis. The research methodology involved a qualitative approach based on Bogdan and Biclen (1994) and content analysis in the perspective of Bardin (2011) and what contributed between them to the analysis of realization. In this, were created analysis units and the respective categories for organizing data. Thus, is verifiable analyzed the collections feature interesting mathematical approaches to the level at which it is directed, but with some different characteristics. We believe being important development studies and research contribute and give support to the problem studied the textbook is choose to be worked in mathematics classes, helping in the process of teaching and learning of students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq26rspTDAXqAOi9zonLUQyg5B2bW_tmmUuuUhjZzNzcXWWQ9TlY4yVlWoUQ0sWkbn8hCgsSxlIiW5UfH2z7KqrBAM2mAuP6-VyTLJwUfVllyLzvldvIglx_Pv8Csopu_FudV_21DHEQPjpcF52TfWoB1I3F8CWCjoBjoFLC2MZMPouBoODoWRZFr9YrhjDi6vpzTqbI1azoRDVyTv3D0pxeRR_Y6DRb_LPkvHvKSaJniIMtpgSgIe2dyw4CbC0O1ERvirbZbujcfBHc2ZYaibtqfnZiKsfe0iBmqnazH0jOmUbH5li1aEENUMbPWfIbIpSpJC9MZBfskbfcHoGWIQCYexw7bt1PjMhAgqcNv4GKxaLRiOLYYmbLATGBlyJrwmE-ZRgIVLWU55MjAszLYn-PJ2WYlxRk7pWbNUA6DgKHbvAbB3SMQD-RkeXNoyD_eRuUvpBBa88t04OJ0gdQnWZH4AA_ipgpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Marcos Aurélio Alves e.pdf867,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons