Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41031
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENDONÇA, José Ricardo Costa de | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Paloma Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T12:01:01Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T12:01:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Paloma Araújo. A precarização do trabalho do professor nas instituições de ensino superior públicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41031 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objeto de investigação a precarização do trabalho do professor no ensino superior público. Partiu-se do entendimento da categoria trabalho em sua dupla dimensão: ontológica, como formação humana, mediação para o desenvolvimento de potencialidades; e histórica, como trabalho assalariado, explorado pelo capital. Busquei analisar as relações de trabalho que se estabelecem a partir da precarização do trabalho em geral para compreender como esse processo ocorre dentro da universidade pública. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é “IDENTIFICAR AS DETERMINAÇÕES ATUANTES NO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO”. Como método, que auxilia na compreensão e análise da realidade, a pesquisa teve como referência o materialismo histórico e dialético. Em termos mais estritamente metodológicos, trata-se de uma pesquisa de tipo bibliográfica e documental. Por meio da análise foi possível compreender que: a reestruturação produtiva do mundo do trabalho e a gestão neoliberal do Estado são mediações da reorganização do capital frente à sua crise estrutural. No Brasil, as reformas neoliberais do Estado são resultado dessa reorganização. Tais reformas implicaram em mudanças na política educacional, especialmente para o ensino superior, trazendo modificações para o trabalho do professor universitário. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Precarização | pt_BR |
dc.subject | Professor universitário | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | A precarização do trabalho do professor nas instituições de ensino superior públicas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0892249243524888 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5603289094229665 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation has as its object of investigation the precariousness of the teacher's work in public higher education. It started from the understanding of the work category in its double dimension: ontological, such as human formation, mediation for the development of potentialities; and historical, as wage labor, exploited by capital. I tried to analyze the work relationships that are established from the precariousness of work in general to understand how this process occurs within the public university. In this sense, the general objective of this research is to “IDENTIFY THE DETERMINATIONS ACTING IN THE PROCESS OF PREACARIZING THE WORK OF THE TEACHER IN PUBLIC HIGHER EDUCATION”. As a method, which helps in understanding and analyzing reality, the research was based on historical and dialectical materialism. In more strictly methodological terms, it is a bibliographic and documentary research. Through the analysis it was possible to understand that: the productive restructuring of the world of work and the neoliberal management of the State are mediations of the reorganization of capital in the face of its structural crisis. In Brazil, the neoliberal reforms of the State are the result of this reorganization. Such reforms implied changes in educational policy, especially for higher education, bringing changes to the work of the university professor. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paloma Araújo Rocha.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons