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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPAJEÚ, Hélio Márcio-
dc.contributor.authorCOSTA, Joice Dias-
dc.date.accessioned2021-09-08T19:17:56Z-
dc.date.available2021-09-08T19:17:56Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Joice Dias. Práticas informacionais de sujeitos surdos na biblioteca universitária Joaquim Cardozo da UFPE. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41129-
dc.description.abstractO presente trabalho configura-se como um estudo de caso voltado para discutir as práticas informacionais direcionadas aos sujeitos surdos como elemento de inclusão na Biblioteca Joaquim Cardoso (BJC) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a finalidade de identificar quais práticas informacionais estão sendo desenvolvidas por esses usuários e se os produtos e serviços disponibilizados pela unidade estão de acordo com as necessidades informacionais desse grupo. O trabalho discorre sobre a importância da informação e seu papel para a comunicação que reflete nas práticas informacionais por meio do atendimento e serviços, caminhando para uma mediação adaptada à todo aquele que frequenta espaços de informação como as bibliotecas. Aborda também que implícito ao atendimento está a necessidade e compreensão do campo da acessibilidade para as práticas de inclusão, em que coloca qual o tipo de acessibilidade se configura na esfera da interação inclusiva com os sujeitos surdos, no caso a acessibilidade comunicacional, e a considerável compreensão daquilo que seja língua e linguagem, bem como seu papel social para uma melhor adaptação e entendimento da relevância em inserir e utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como ferramenta e prática mais presente no atendimento dentro desses espaços com os sujeitos surdos. A pesquisa caracteriza-se como exploratória uma vez que utiliza de registros bibliográficos que abordem o contexto apresentado e por buscar entender os serviços expressos na unidade estudada, bem como explorar por meio de questionário a interpretação dada a esses serviços pelos usuários surdos que frequentam o Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e a biblioteca estudada que está situada no mesmo, tendo por objetivo compreender como eles enxergam a unidade e os serviços prestados por elas e o que pode vir a ser adaptado para melhor atendê-los. Diante dos resultados obtidos com o estudo, percebeu-se a importância em dialogar junto à biblioteca políticas que beneficiem e se enquadrem nas necessidades informacionais de usuários surdos, bem como a relevância em interagir com esses usuários para uma melhor adaptação e inclusão de serviços acessíveis aos meios utilizados por eles e de acordo com seus direitos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInformação, Memória e Tecnologiapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectBibliotecaspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titlePráticas informacionais de sujeitos surdos na biblioteca universitária Joaquim Cardozo da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9734775113476990pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1483750169047328pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThis paper is configured as a case study to discuss the informational practices directed to deaf people as an element of inclusion in the Joaquim Cardoso Library (JCL) at the Federal University of Pernambuco (UFPE), in order to identify which informational practices are being developed by these users and if the products and services made available by the unit are in accordance with the informational needs of this group. The paper discusses the importance of information and its role in communication, which reflects on the informational practices through attendance and services, moving towards a mediation adapted to all those who frequent information spaces such as libraries. It also addresses that implicit to the service is the need and understanding of the field of accessibility for the inclusion practices, in which places what type of accessibility is configured in the sphere of inclusive interaction with deaf individuals, in this case the communicational accessibility, and the considerable understanding of what is language and language, as well as its social role for a better adaptation and understanding of the relevance of inserting and using the Brazilian Sign Language (BSL) as a tool and practice more present in the service within these spaces with deaf individuals. The research is characterized as exploratory since it uses bibliographic records that address the context presented and seek to understand the services expressed in the unit studied, as well as explore through a questionnaire the interpretation given to these services by deaf users who attend the Center for Arts and Communication (CAC) of the Federal University of Pernambuco and the library studied that is located there, aiming to understand how they see the unit and the services provided by them and what can be adapted to better serve them. Given the results obtained with the study, it was realized the importance of dialog with the library policies that benefit and fit the information needs of deaf users, as well as the relevance of interacting with these users for a better adaptation and inclusion of accessible services to the means used by them and according to their rights.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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