Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41165

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorBRITO, Amital Aminadab Santos-
dc.date.accessioned2021-09-16T22:18:19Z-
dc.date.available2021-09-16T22:18:19Z-
dc.date.issued2017-07-11-
dc.date.submitted2021-09-16-
dc.identifier.citationBRITO, Amital Aminadab Santos. Desafios enfrentados por alguns alunos ao término da educação básica diante das pressões sociais. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41165-
dc.description.abstractDurante o processo de escolha, no termino do Ensino Médio, onde os estudantes, tomaram uma decisão sobre o que fazer, após essa fase, vários sentimentos entram em jogo, medo, duvidas, insegurança, sonhos, família, pois essa escolha influenciara sua vida futura. Portanto a presente pesquisa teve como objetivo acarretar os desafios enfrentados pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, sobre as influências e pressões sociais. Assim buscamos coletar informações de uma escola da rede estadual na cidade de Caruaru, desenvolvemos um questionário com os estudantes, para evidenciar porque escolhem tais cursos, tais profissões ou não sabem o que fazer. Esse trabalho vem na proposta de colocar em discursão como nossos estudantes são subjetivados pelo um sistema capitalista e consumista, onde lançam sobre eles caminhos que não os agradam, acabam tomando decisões que os frustraram futuramente. Uma sociedade controladora em um mundo líquido vive constantemente sobre pressões sócias de uma profissão de “sucesso”. Abordando também as subjetividades envolvidas nas avaliações por escalas. O que se evidência nos resultados da pesquisa é que a maior parte dos estudantes já realizou sua escolha, o ensino superior. Sendo que grande parte deles tem a influência da família, de pessoas que admiram e da sociedade capitalista. Ainda, nas respostas dos estudantes observa-se a preocupação do ingresso no mercado de trabalho. Acredita-se na importância da pesquisa por se tratar de um tema enfrentado pelos estudantes atualmente que está envolvido nos fatores sociais, econômicos que se relacionam no processo da escolha.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPressão socialpt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.titleDesafios enfrentados por alguns alunos ao término da educação básica diante das pressões sociais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4365616H0&tokenCaptchar=03AGdBq25madls8GOK86PD_G1spsCdpM3BKTZdK13-ggO1QwzvzpHYer9k6dzsMBaOv-aYfqiFj3wXCkdkMcvBfIwCUDh5UVa5p2byfp9NwHHBdCA2xkpt6lH7GTFrpASXUZyHN-LgITdlEyv_9H0CJj2ypKYcKD4VpV9hWHu2oQeRWQJ0AcepySKb-U_D9lqC4iQxjol-TULK-ZG-7amtQLQX5-twQSbEURr-lkb_PHZJAS63Kpq5qq6uRjE5YNBcdD-G3suPNyy0f_04TGX32ELfcROBS9vwjvnaXdQr3TXxTTjmATk1549eqCzVzsRqymJwx5Dzapfa8Qsf8uBXMwGQtwZPjvmq9y3d9rPcjQFAzZrEs7vvL05pWgi7l1uTVNpxygkvfuJmfrcNtBJ13ZbR-jF7G3Guh9qkdfw6VODGYCL9yyajLIbFAWY-AGqTGRnLL9PM4PlY_7uYd4cNYYrT8jzdLwI8Tgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428906U1&tokenCaptchar=03AGdBq274Bqa3bKtA_gRDeVNdncfwF245gXtF0CQXT097WNWQDh6RrQdWSEzaRXjOSnZM5bQSEWbuyLMrYR98roBR8-PoOgPFrJn0ol1RzKDsRPcHeTZzFdOZeWWbE3S5SWA75gi85jiDBc6ROQ6lwLikqEq3Tnu7lVTIw8kGXnB-tSJq2aufCTnI0MIc-ISpU3EhzbwkmQ0hbg1bYL1lGNDUmUWPQHdRNjjcPBaRNIlkWlj_ZctedXpAUPx1o-0k_Bh3LJUMAByqGROGcNxCzEpR5c8r8bb9DmRhRDpO8o1Guhu-p945QJfCZ-QMbx1cNDjkpyR44PmaA9oS9u2a7_kTB_JbFKPySpjMkRBXlOuFTqJSExAHYsik4_xgKcStXM7RR0lfqmzF2MC7_3sLTLYqmQayBPkj0fXqnnuMih95efaAh4S3hzjyqZbT1PNEU08N9JsUWRGODr9tveNqNWBB0KFN6rYDVQpt_BR
dc.description.abstractxDuring the process of choosing, at the end of High School, where students made a decision about what to do, after this phase, various feelings come into play, fear, doubt, insecurity, dreams, family, because that choice would influence their life Future. Therefore, the present research had as objective to carry out the challenges faced by the students of the 3rd year of High School, about the influences and social pressures. Thus we seek to collect information from a state school in the city of Caruaru, we have developed a questionnaire with the students to show why they choose such courses, such professions or do not know what to do. This work comes in the proposal of putting into discursion how our students are subjectivated by a capitalist and consumerist system, where they throw paths on them that do not please them, end up making decisions that frustrate them in the future. A controlling society in a liquid world constantly lives on the pressures of a "successful" profession. Also approaching the subjectivities involved in the scales evaluation. What stands out in the results of the research is that most of the students have already made their choice, higher education. Most of them are influenced by the family, the people they admire, and capitalist society. Still, in the students' responses, there is the concern of entering the labor market. It is believed that research is important because it is an issue faced by students today that is involved in the social and economic factors that are related to the process of choice.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRITO, Amital Aminadab Santos.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons