Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41167

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorCOSTA, Luana Rafaela da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-17T00:12:32Z-
dc.date.available2021-09-17T00:12:32Z-
dc.date.issued2017-07-11-
dc.date.submitted2021-09-16-
dc.identifier.citationCOSTA, Luana Rafaela da Silva. Os reflexos dos discursos socioculturais sobre a disciplina de matemática. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41167-
dc.description.abstractMesmo diante das inúmeras discussões e contribuições de pesquisadores e interessados visando o avanço no ensino da disciplina de Matemática em sala de aula, os resultados sobre a aprendizagem ainda ficam a desejar. A disciplina continua carregando consigo uma ordem discursiva de dificuldade e restrição. Considerada uma disciplina para grupos restritos, denominando esses sujeitos como mais inteligentes e classificada como grande vilã para os demais. Esses discursos são clássicos, apresentam-se de forma persistente e dominante, perpassam espaços e tempos. O interesse pela pesquisa começou a delinear-se sobre a inquietação por essas “verdades” estabelecidas e reverberadas sem questionamentos. Desta forma, o presente trabalho tem como foco analisar as influências discursivas socioculturais clássicas que circulam de forma recorrente refletida na aprendizagem de Matemática, principalmente no que diz respeito à dificuldade de aprendizagem. Nossos estudos procuraram resgatar um panorama amplo de investigação a partir de recortes históricos do desenvolvimento do pensamento matemático. Verificando em que perspectivas esse discurso é construído, numa tentativa de perceber os procedimentos de exclusão, controle e coerção desses. Analisando também a possibilidade da influência desses discursos sobre a percepção dos alunos diante da disciplina. Baseando-se em Michel Foucault para analisarmos os discursos, além de outros autores, por meio desses, buscando dialogar com suas concepções, e sob algumas abordagens da Filosofia da Diferença, investigando a constituição do sujeito para tentarmos não apenas com o intuito de explicar os porquês, mas investigar as possíveis subjetivações que os discursos estabelecem quando se dispersam, reproduzindo seus efeitos de verdade por trás dessas dificuldades apresentadas. A pesquisa foi realizada a partir de um questionário aplicado a 104 alunos do 3º ano do ensino médio de uma Escola de Referência semi-integral, localizada na Mata Sul de Pernambuco. Ressaltamos que não faz parte do nosso objetivo questionar a validade dos enunciados, nem substituir por outras mais convincentes, buscamos apenas compreender como se estabelecem as relações que causam efeitos nos sujeitos, sendo essa uma forma de enxergarmos sua constituição de forma menos ingênua.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.titleOs reflexos dos discursos socioculturais sobre a disciplina de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8144096Z9&tokenCaptchar=03AGdBq240FW6oIY9vqaGWd1IuzHyKbkdqkh98Ik41s-v-HsYlN20HNwxJjFceq6xxx_YXeiKNXaKsA_K5X0JbOUY3w7YgxSzAjEy9R24cOMuxcXKKQmuhWIhlOTLC57Px2ztxlDMRtoRJ3aNN9s3A_1PArQTGEdHFlPrYGq3oSmO5JjgzO41xrwE-FFRs6LVSAwcbOcE0e_9SdAkwsuoh1-m2SmfmDAvNjNb6ql2VVI2guVMouD8QVBcAcdk-P-xNRBMc1uo1PkBTX-B32N6QTiaYop8HjiLIz36Y9yw25zxaaHcy01gceMqUBRyrNb_kQg9wTTztUlCdz1oZw9xGyGeoXFN-fW8XZRDh3ADumCJhQxTLDhHHjrpYWAAQkUekmblab9Ay2qUzbyOmnWah4z7brVcCwxo5CSMr-UvGP1B2Sf-6ud572agNh5tZxfCa25Sqo9RMYhVEQ4atDmgQKPiu93C9ckST_Qpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428906U1&tokenCaptchar=03AGdBq274Bqa3bKtA_gRDeVNdncfwF245gXtF0CQXT097WNWQDh6RrQdWSEzaRXjOSnZM5bQSEWbuyLMrYR98roBR8-PoOgPFrJn0ol1RzKDsRPcHeTZzFdOZeWWbE3S5SWA75gi85jiDBc6ROQ6lwLikqEq3Tnu7lVTIw8kGXnB-tSJq2aufCTnI0MIc-ISpU3EhzbwkmQ0hbg1bYL1lGNDUmUWPQHdRNjjcPBaRNIlkWlj_ZctedXpAUPx1o-0k_Bh3LJUMAByqGROGcNxCzEpR5c8r8bb9DmRhRDpO8o1Guhu-p945QJfCZ-QMbx1cNDjkpyR44PmaA9oS9u2a7_kTB_JbFKPySpjMkRBXlOuFTqJSExAHYsik4_xgKcStXM7RR0lfqmzF2MC7_3sLTLYqmQayBPkj0fXqnnuMih95efaAh4S3hzjyqZbT1PNEU08N9JsUWRGODr9tveNqNWBB0KFN6rYDVQpt_BR
dc.description.abstractxEven given the numerous discussions and contributions of researchers and stakeholders aiming to advance the teaching of Mathematics in the classroom, the results on learning are still desired. The discipline continues carrying with it a discursive order of difficulty and restriction. Considered a discipline for restricted groups, denominating these subjects as more intelligent and classified as great villain for the others. These discourses are classical, present in a persistent and dominant way, pass through spaces and times. The interest in the research began to delineate itself on the restlessness by these established "truths" and reverberated without questioning. In this way, the present work focuses on the classical socio and cultural discursive influences that circulate in a recurrent way reflected in the learning of Mathematics, especially with regard to the learning difficulty. Our studies sought to rescue a broad panorama of research from historical cuts in the development of mathematical thinking. Verifying in what perspective this discourse is constructed, in an attempt to perceive the procedures of exclusion, control and coercion of these. Also analyzing the possibility of the influence of these discourses on the students' perception of the discipline. Based on Michel Foucault's analysis of the discourses, besides other authors, through these, seeking to dialogue with their conceptions, and under some approaches of the Philosophy of Difference, investigating the constitution of the subject to try not only to explain the Why, but to investigate the possible subjectiveities that the discourses establish when they are dispersed, reproducing their effects of truth behind these presented difficulties. The research was carried out from a questionnaire applied to 104 students of the 3rd year of high school of a semi-integral Reference School, located in the South of Pernambuco. We emphasize that it is not part of our objective to question the validity of statements or to replace them with more convincing ones, we seek only to understand how relationships are established that cause effects in the subjects, and this is a way of seeing their constitution in a less naive form.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COSTA, Luana Rafaela da Silva.pdf2,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons