Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41197

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA JUNIOR, José Afonso da-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Valeria-
dc.date.accessioned2021-09-27T19:55:52Z-
dc.date.available2021-09-27T19:55:52Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Valeria. Da disciplina ao controle: transformações sociotécnicas e mediações algorítmicas em imagens digitais – uma análise a partir do Google Fotos. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41197-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a atuação da tecnologia por meio da inteligência artificial na curadoria automatizada de informações visuais, dentro de uma perspectiva sociotécnica de disputa e controle. Nesse sentido é objetivo dessa dissertação compreender as perspectivas que acompanham essas transformações, traçando um paralelo entre os paradigmas que permearam a fotografia desde o seu surgimento até o complexo sistema de agenciamentos que agem sobre ela na contemporaneidade. Intenta se refletir sobre o desenvolvimento tecnológico e a capacidade de aprendizado e proposição no âmbito das audiovisualidades em um plano não estritamente técnico, considerando arranjos de poder. A fim de tornar mais claras essas articulações, nos amparamos ao arcabouço teórico foucaultiano da sociedade disciplinar ao explicitar as instâncias relacionadas às imagens analógicas quando do período de seu surgimento e as implicações das operações algorítmicas nas imagens digitais que podem ser aproximadas às enunciações da sociedade de controle elaboradas por Deleuze. Com o recorte na capacidade algorítmica e de proposição, nosso empírico selecionado foi o Google Fotos no período de janeiro a novembro de 2020, por meio de uma incursão escavatória, como representativo de um programa que intervém ao propor conteúdos, selecionar, organizar, categorizar e descartar imagens pessoais dos usuários. As questões de vigilância, extração de dados, performatividade em dialogicismo com as imagens foram tensionadas com o intuito de problematizar as lógicas que acompanham o modus operandi dos autônomos em relação às informações visuais mediadas por plataformas. Objetivamos, desse modo, pôr luz sobre emergentes questões imbricadas em experimentações algorítmicas e sua interação com imagens.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectGoogle fotospt_BR
dc.titleDa disciplina ao controle : transformações sociotécnicas e mediações algorítmicas em imagens digitais – uma análise a partir do Google Fotospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9069344327115839pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2687254184338962pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research approachs the performance of technology through artificial intelligence in the automated curation procedure of visual information, within a socio technical perspective of dispute and control. Thus, this master thesis aims to understand the perspectives related to these transformations, in order to establish a parallel between the paradigms that go through photography from its emergence to the complex system of agencies that act on it in contemporary times. It aims to reflect on technological development and the capacity for learning and proposition within the scope of audiovisualities on a non-strictly technical level, considering power arrangements. In order to clarify these articulations, we support the Foucauldian theoretical models of disciplinary society by explaining the instances related to analog images at the time of their appearance and the implications of algorithmic operations in digital images that can be approached to the statements of the society of control elaborated by Deleuze. Concerning the algorithmic capacity and proposition, our research corpus was Google Photos in the period from january to november 2020, through an excavation foray, as representative of a program that intervenes in proposing content, selecting, organizing, categorizing and discard users' personal images. The issues of surveillance, data extraction, performativity in relation to the the images were discussed in order to problematize the logics that goes through the modus operandi of the automatic machines related to the visual information mediated by platforms. In this way, we aim to contribute with reflections about emerging issues imbricated in algorithmic experiments and their interaction with images.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Amanda Valeria Silva.pdf4,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons