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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41267

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorLIMA, Elvis Saraiva de-
dc.date.accessioned2021-10-05T16:27:28Z-
dc.date.available2021-10-05T16:27:28Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.date.submitted2021-10-05-
dc.identifier.citationLIMA, Elvis Saraiva de. Os desafios dos professores de física nas escolas de tempo integral da região do Agreste do estado de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41267-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como principal objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores de física que atuam nas escolas de tempo integral da região do agreste do estado de Pernambuco, bem como entender as concepções desses professores sobre suas áreas de atuação e o ensino integral. Para responder essas problemáticas, foram definidas as escolas dos municípios de Panelas, Cupira e Caruaru, ambos municípios situados no agreste pernambucano. Participaram dessa pesquisa 3 escolas, sendo uma escola de cada município, e de cada escola, dois professores que lecionam a disciplina de física responderam a um questionário que tinha como finalidade, analisar o perfil do professor que ensina física e as condições de trabalho oferecidas a eles. Como descrito na literatura, “baixos salários, muitos alunos, elevada carga horária semanal, falta de apoio na formação continuada, currículos que não passam de uma lista de conteúdo a serem cumpridos” (MOREIRA, 2018). Essas são algumas entre as dificuldades que os professores enfrentam em sua profissão. Após analisar os dados obtidos através da aplicação de um questionário, a pontos que precisam ser destacados, o fato de todos os professores entrevistados estarem atuando fora da sua área de formação, falta de recursos didáticos para melhoria do ensino de física, a precarização do trabalho docente com metade dos entrevistados trabalhando em situação de contrato, são alguns desses pontos, é notável a insatisfação dos professores que atuam em uma rede de ensino considerada pelo os últimos resultados do IDEB, uma das melhores redes de ensino do país, mas que não oferece condições de trabalho adequadas para um bom desempenho do ensino de física, que deveria ser contextualizado e desprendido do método de ensino de memorização para repetição em avaliações.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAmbiente de trabalho - Pernambucopt_BR
dc.subjectEducação integral - Pernambucopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleOs desafios dos professores de física nas escolas de tempo integral da região do Agreste do estado de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8189779J0&tokenCaptchar=03AGdBq24SeczC0NbCtNIMcVShL14Ktk8lr2yKdpbozAnDyIRXy7QI9dp_9BwrSiLqgS4dMOJC9lpgkhS3BSHrext8dR0_qujGPkf9uA3bhfpOv4oMX7kL67LFtvakOuThb5L8YlyE6QB3u-OtJ6FMh-HXf_IpPxCLVUNdyPA4FJeQKfeuxK09RhJiNZLjnerV4mZ-gSOArni_OPipwZGWOQOETE_kB5kavf3l1GCywWjaII6hNfIT-VpMlx8yURp9yrAaY5hZQv0BomiU4W0LeEda4VJKYeo0CXd_p2AoS1aSxiTPI0TUqXOI1aPqFwev3d90JMvSxxUhzJKRUPOvuWG_sZu0aqmCVgzzo8Fpj75DX97H8HeWQzSPFphC3AovumhxR8pScB8vw6qALI2BcfkBwXxC9MxSG9yQ4S7L7Hr1U5t6ZLbueoQZ4o_D3C4oPiZTWEAsDq9omSn8ORnv_ADWyc5cGcyh6gpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768272Y7&tokenCaptchar=03AGdBq26HPs6Qgadevtvb1-6EBzTfbwpnZfUm_g-tdQhY4lvQ-9WXMsplWJJ5gQlJlHAhQdS2mqSArbzIZSFkja66DcustP84_z4tKepmK4zgjanwf_MlzVzvNJQLk1xzzY8DXDGxh-lsfzzqtOV38o0C9EcA2VhVm95XbarRdcBrwM62r6TtkhnF2T-FPL_hUtssUwlLnzA6Wrlk60SiI-qbnuD9Mac8Pu790qQoToAZIp63gf1srFTL8UP4EgoOy2R4F9ZpbuF88Yjoe8UKz-HL1QYb7oIAdp_6MFX7sbFQ0WI1sO8oAh--yZUtZ2efKTh4Mtiv9jonnF36fUADxXwY3ykxWww3jmUZnzJYT1PRmBdM3w5L_8Cm19UgXUlkqu8McpNyS43a7VBc5fHu6_TDAylN_REqZaBL1tgVTcWHqwe4g2ImgHAKIYXO3rwOGmgXzYW2Z6e3gArShFLdNVR8HxoALdMtRQpt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this research was to identify the difficulties faced by physics professors who work in the full - time schools of the agreste region of the state of Pernambuco, as well as to understand the conceptions of these teachers about their areas of practice and integral education. To answer these problems, schools were defined in the municipalities of Panelas, Cupira and Caruaru, both municipalities located in rural Pernambuco. Participated in this research 3 schools, one school in each municipality, and each school, two teachers who teach the discipline of physics answered a questionnaire that had among its objectives, analyze the profile of the teacher who teaches physical and working conditions offered to them. As described in the literature, "low salaries, many students, high weekly workload, lack of support in continuing education, curricula that are nothing more than a list of content to be fulfilled" (MOREIRA, 2018). These are some of the difficulties teachers face in their profession. After analyzing the data obtained in this research, the points that need to be highlighted, the fact that no teacher interviewed had a degree in physics, lack of didactic resources to improve physics teaching, the precariousness of the teaching work with half of the interviewees worked in contract, are some of these points, it is remarkable the dissatisfaction of teachers who work in a network of education considered by the latest results of the IDEB, one of the best educational networks in the country, but do not offer adequate working conditions for a good performance of physics teaching, which should be contextualized and detached from the teaching method of decoration.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
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