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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41271

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Título: Análise proposicional de mapas conceituais elaborados a partir de modelos teóricos do tipo caixa preta e caixa translúcida.
Autor(es): RUFINO, Leonardo Ferreira
Palavras-chave: Mapeamento conceitual; Estática e dinâmica (Ciências sociais); Epistemologia social - Pernambuco; Aprendizagem
Data do documento: 5-Fev-2019
Citação: RUFINO, Leonardo Ferreira. Análise proposicional de mapas conceituais elaborados a partir de modelos teóricos do tipo caixa preta e caixa translúcida. Caruaru: O Autor, 2019.
Abstract: Segundo Bunge (1974) a Física é constituída, e evolui, por meio de modelos teóricos, estes são abstrações da realidade, que comportam alguns aspectos considerados pelos cientistas, aspectos estes que representam uma realidade física. Para que se construa um modelo teórico, é necessário antes simplificar um objeto real, considerando apenas algumas características de objeto, tornando-o capaz de ser inserido numa teoria física existente, Teoria Geral. O objeto real torna-se objeto modelo, este por sua vez, é uma representação limitada de um objeto real, porém quando inserido numa Teoria Geral, formando um modelo teórico, é capaz de prever comportamentos de fenômenos físicos. Estes modelos teóricos podem ser classificados em dois tipos: caixa preta (aqueles do tipo entrada e saída) e caixa translúcida (aqueles que além de realizar previsões são capazes de representar mecanismo internos do fenômeno). A modelagem é então, o motor da ciência, e segundo Pietrocola (1999), deve fazer parte do cotidiano de estudantes, e estes ao aprenderem construirão seus próprios conhecimentos a cerca dos modelos, e estes modelos são então internalizados pelo aprendiz no processo de aprendizagem. Uma ferramenta capaz de representar como o conhecimento está disposto na estrutura cognitiva dos aprendizes é o Mapa conceitual, que é uma representação em forma de diagrama constituído por conceitos, termos de ligações e proposições. As proposições, por sua vez, são formadas pela união entre dois conceitos por um termo de ligação, e podem ser classificadas em estáticas e dinâmicas. As estáticas são as que apresentam aspecto definidor e caracterizador dos conceitos, e as dinâmicas as que expressam relações de dependência, ação e causa e efeito entre os conceitos envolvidos. A partir desta prerrogativa, o seguinte trabalho busca verificar e analisar a ocorrência de proposições do tipo estáticas e dinâmicas em Mapas Conceituais elaborados a partir de modelos teóricos físicos do tipo caixa preta e caixa translúcida, com o objetivo de encontrar possíveis correlações entre os tipos de modelos teóricos que baseiam os mapas, os tipos de proposições formadas nestes e a compreensão do elaborador do mapa acerca do modelo teórico que o baseou.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41271
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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