Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41306
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Jéssica Rochelly da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-13T15:45:34Z | - |
dc.date.available | 2021-10-13T15:45:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-13 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Jéssica Rochelly da Silva. A educação rural nos subterrâneos da educação do campo: uma análise das práticas pedagógicas da escola do campo em Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41306 | - |
dc.description.abstract | A educação no meio rural no Brasil tem suas raízes em um contexto de opressão, exclusão e supervalorização da área urbana em detrimento a área rural, sendo a escola, uma das instituições reprodutora e construtora das relações sociais que tornou a educação como uma forma de dominação. Assim, nos detivemos ao estudo das concepções político-pedagógicas dos docentes que atuam na escola do campo em Pernambuco a fim de compreender o quanto de Educação Rural as Escolas do Campo ainda carregam em suas atividades pedagógicas. Para desenvolver esse estudo realizamos pesquisa bibliográfica e observações no campo com registros de fotografias, conversas informais, análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos com as escolas do campo do município. A investigação da prática pedagógica desenvolvida nas escolas do campo foi feita a partir dos Princípios Pedagógicos para a Educação do Campo. Os resultados alcançados apontam que a escola do campo toma por reproduzir no seu cotidiano um modelo único de educação rural que trata e reproduz culturas, raças-etnias e classes que não lhes são próprias, desvalorizando não só as suas realidades como negando-lhes a possibilidade de desenvolvimento e emancipação, havendo ainda, muito o que fazer para chegarmos a uma educação do campo que tenha sua prática pedagógica voltada a humanização dos sujeitos. | pt_BR |
dc.format.extent | 88p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.title | A educação rural nos subterrâneos da educação do campo: uma análise das práticas pedagógicas da escola do campo em Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8758497061682072 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8659756009849404 | pt_BR |
dc.description.abstractx | La educación en las zonas rurales de Brasil tiene sus raíces en un contexto de opresión, la exclusión y la sobrevaloración de la zona urbana en un área rural, con la escuela, una de las instituciones de mejoramiento y construcción de relaciones sociales que tiene la educación como una forma de dominación. Así que nos detuvimos al estudio de las concepciones político-pedagógica de los docentes que trabajan en la escuela de campo en Pernambuco con el fin de entender cómo la Educación Escuelas de Campo Rural todavía llevan en sus actividades educativas. Para desarrollar este estudio se realizó investigación y las observaciones de campo la literatura con un registro de fotografías, conversaciones informales, análisis de documentos, cuestionarios y entrevistas semi-estructuradas con los que participan en las escuelas rurales del condado. La investigación de las prácticas pedagógicas desarrolladas en las escuelas del campo fue tomado de los Principios Pedagógicos de Educación campo. Los resultados obtenidos indican que la escuela tiene el campo para el juego en su vida cotidiana un modelo único de educación rural que viene y juega culturas, razas, etnias y clases que no son los suyos, no sólo la devaluación de sus realidades como negarles la posibilidad el desarrollo y la emancipación, hay todavía mucho que hacer para obtener el campo de la educación que tiene su humanización práctica pedagógica de los sujetos. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAMOS, Jéssica Rochelly da Silva.pdf | 891,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons