Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41306

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorRAMOS, Jéssica Rochelly da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-13T15:45:34Z-
dc.date.available2021-10-13T15:45:34Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.date.submitted2021-10-13-
dc.identifier.citationRAMOS, Jéssica Rochelly da Silva. A educação rural nos subterrâneos da educação do campo: uma análise das práticas pedagógicas da escola do campo em Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41306-
dc.description.abstractA educação no meio rural no Brasil tem suas raízes em um contexto de opressão, exclusão e supervalorização da área urbana em detrimento a área rural, sendo a escola, uma das instituições reprodutora e construtora das relações sociais que tornou a educação como uma forma de dominação. Assim, nos detivemos ao estudo das concepções político-pedagógicas dos docentes que atuam na escola do campo em Pernambuco a fim de compreender o quanto de Educação Rural as Escolas do Campo ainda carregam em suas atividades pedagógicas. Para desenvolver esse estudo realizamos pesquisa bibliográfica e observações no campo com registros de fotografias, conversas informais, análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos com as escolas do campo do município. A investigação da prática pedagógica desenvolvida nas escolas do campo foi feita a partir dos Princípios Pedagógicos para a Educação do Campo. Os resultados alcançados apontam que a escola do campo toma por reproduzir no seu cotidiano um modelo único de educação rural que trata e reproduz culturas, raças-etnias e classes que não lhes são próprias, desvalorizando não só as suas realidades como negando-lhes a possibilidade de desenvolvimento e emancipação, havendo ainda, muito o que fazer para chegarmos a uma educação do campo que tenha sua prática pedagógica voltada a humanização dos sujeitos.pt_BR
dc.format.extent88p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.titleA educação rural nos subterrâneos da educação do campo: uma análise das práticas pedagógicas da escola do campo em Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8758497061682072pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.description.abstractxLa educación en las zonas rurales de Brasil tiene sus raíces en un contexto de opresión, la exclusión y la sobrevaloración de la zona urbana en un área rural, con la escuela, una de las instituciones de mejoramiento y construcción de relaciones sociales que tiene la educación como una forma de dominación. Así que nos detuvimos al estudio de las concepciones político-pedagógica de los docentes que trabajan en la escuela de campo en Pernambuco con el fin de entender cómo la Educación Escuelas de Campo Rural todavía llevan en sus actividades educativas. Para desarrollar este estudio se realizó investigación y las observaciones de campo la literatura con un registro de fotografías, conversaciones informales, análisis de documentos, cuestionarios y entrevistas semi-estructuradas con los que participan en las escuelas rurales del condado. La investigación de las prácticas pedagógicas desarrolladas en las escuelas del campo fue tomado de los Principios Pedagógicos de Educación campo. Los resultados obtenidos indican que la escuela tiene el campo para el juego en su vida cotidiana un modelo único de educación rural que viene y juega culturas, razas, etnias y clases que no son los suyos, no sólo la devaluación de sus realidades como negarles la posibilidad el desarrollo y la emancipación, hay todavía mucho que hacer para obtener el campo de la educación que tiene su humanización práctica pedagógica de los sujetos.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RAMOS, Jéssica Rochelly da Silva.pdf891,32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons