Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41358

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Charlie Salvador-
dc.contributor.authorSOUZA, Maviael Bezerra de-
dc.date.accessioned2021-10-15T15:54:35Z-
dc.date.available2021-10-15T15:54:35Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Maviael Bezerra de. Faça e use uma bobina de tesla para as aulas de eletromagnetismo. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41358-
dc.description.abstractEste trabalho busca orientar o professor na construção e utilização de uma bobina de Tesla nas aulas de Eletromagnetismo e tem como principal objetivo despertar o interesse de alunos do ensino médio, principalmente alunos da rede pública de ensino. Apresentamos a montagem de uma bobina de Tesla de forma simplificada, uma sequência de aulas baseadas no ensino por investigação e, finalmente, uma avaliação argumentativa, também com caráter investigativo que completa o processo. Espera- se que o professor ao experimentar as leituras e estudos desta dissertação, além de realizar as atividades experimentais aqui propostas, use-as como base para melhorar o processo ensino-aprendizagem de eletromagnetismo e consequentemente, causar uma mudança significativa na perspectiva do estudante em relação ao ensino de Física. Para análise dos resultados o projeto foi implementado nas turmas finais da escola de ensino integral de Belo Jardim - PE, a EREM Belo Jardim, uma escola pública em regime integral do estado de Pernambuco. Essa proposta mostrou-se bastante positiva para ser aplicada no nível médio e pode ser adaptada para outros níveis de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectBobinaspt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas - Belo Jardim (PE)pt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no aluno - Belo Jardim (PE).pt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleFaça e use uma bobina de tesla para as aulas de eletromagnetismopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6666909646095550pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9064755417050889pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis work aim to guide the teacher in the construction and use of a Tesla coil in Electromagnetism classes and its main objective is to increase the interest of basic education students, mainly students from the public school system. We present the assembly of a Tesla coil in a simplified way, a sequence of classes based on teaching by investigation and, finally, an argumentative evaluation with an investigative character that completes the process. It is expected that the teacher, when experiencing the readings and studies of this dissertation, in addition to carrying out the experimental activities proposed here, use them as a basis to improve the teaching- learning process of electromagnetism and, consequently, cause a significant change in the student's perspective in relation to the teaching of Physics. To analyse the results, the project was implemented in the final classes of the Belo Jardim - PE integral school, EREM Belo Jardim, a public school in the state of Pernambuco. This proposal proved to be quite interesting to be applied at the high school and can be adapted to other levels of education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maviael Bezerra de Souza.pdf6,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons