Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41368
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira | - |
dc.contributor.author | ALCANTARA, João André da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T16:50:19Z | - |
dc.date.available | 2021-10-18T16:50:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-15 | - |
dc.identifier.citation | ALCANTARA, João André da Silva. Performatividades do Sertanejo Universitário. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41368 | - |
dc.description.abstract | O trabalho é voltado à compreensão de como o Sertanejo Universitário é materializado performativamente enquanto gênero musical. Parte-se da hipótese de que, simultaneamente ao funcionamento do gênero musical, emergem expressões de gênero através de processos específicos, mediados por narrativas da sofrência, ingestão de álcool e do festejo. Busca-se apurar como funcionam performativamente as noções de Gênero e Gênero Musical, a partir de análises de eventos e produções musicais ocorridos ao longo dos anos 2010, operadas em chaves-analíticas estabelecidas a partir de contribuições de Judith Butler. Com uma genealogia da Música Sertaneja, compreendem-se a emergência e consolidação da Música Caipira, suas disputas com o Sertanejo Romântico e a configuração do Sertanejo Universitário. Posteriormente, as narrativas do feminejo e a dubiedade da figura masculina no gênero musical são observadas em obras de cantores e duplas distintas. A sofrência aparece como modulação de um éthos-sertanejo, o que também é observado através das sociabilidades e performances presentes nos espaços de música ao vivo, pensados como festas. O trabalho é finalizado com a proposição de uma analítica performativa de Gênero e Gosto, influenciada por Butler e Hennion, para os estudos de Comunicação, Música e Gênero. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Gênero Musical | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Gosto | pt_BR |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.subject | Sertanejo Universitário | pt_BR |
dc.subject | Sofrência | pt_BR |
dc.title | Performatividades do Sertanejo Universitário | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9435368393301216 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6366551742319233 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work is aimed at understanding how Sertanejo Universitário is materialized performatively as a musical genre. It starts with the hypothesis that, simultaneously with the functioning of the musical genre, expressions of gender emerge through specific processes, mediated by narratives of suffering, alcohol intake and celebration. The aim is to ascertain how the notions of Gender and Musical Genre function performatively, based on analyzes of events and musical productions that took place over the years 2010, operated in analytical keys established from Judith Butler's contributions. With a genealogy of Sertaneja Music, one can understand the emergence and consolidation of Caipira Music, its disputes with the Sertanejo Romântico and the configuration of the Sertanejo Universitário. Later, the narratives of feminejo and the dubiousness of the male figure in the musical genre are observed in works by different singers and duos. Suffering appears as a modulation of an ethos-sertanejo, which is also observed through the sociabilities and performances present in live music spaces, thought of as parties. The work ends with the proposition of a performative analysis of Gender and Taste, influenced by Butler and Hennion, for the studies of Communication, Music and Gender. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE João André da Silva Alcantara.pdf | 985,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons