Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41368

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira-
dc.contributor.authorALCANTARA, João André da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-18T16:50:19Z-
dc.date.available2021-10-18T16:50:19Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.citationALCANTARA, João André da Silva. Performatividades do Sertanejo Universitário. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41368-
dc.description.abstractO trabalho é voltado à compreensão de como o Sertanejo Universitário é materializado performativamente enquanto gênero musical. Parte-se da hipótese de que, simultaneamente ao funcionamento do gênero musical, emergem expressões de gênero através de processos específicos, mediados por narrativas da sofrência, ingestão de álcool e do festejo. Busca-se apurar como funcionam performativamente as noções de Gênero e Gênero Musical, a partir de análises de eventos e produções musicais ocorridos ao longo dos anos 2010, operadas em chaves-analíticas estabelecidas a partir de contribuições de Judith Butler. Com uma genealogia da Música Sertaneja, compreendem-se a emergência e consolidação da Música Caipira, suas disputas com o Sertanejo Romântico e a configuração do Sertanejo Universitário. Posteriormente, as narrativas do feminejo e a dubiedade da figura masculina no gênero musical são observadas em obras de cantores e duplas distintas. A sofrência aparece como modulação de um éthos-sertanejo, o que também é observado através das sociabilidades e performances presentes nos espaços de música ao vivo, pensados como festas. O trabalho é finalizado com a proposição de uma analítica performativa de Gênero e Gosto, influenciada por Butler e Hennion, para os estudos de Comunicação, Música e Gênero.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectGênero Musicalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGostopt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectSertanejo Universitáriopt_BR
dc.subjectSofrênciapt_BR
dc.titlePerformatividades do Sertanejo Universitáriopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9435368393301216pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6366551742319233pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe work is aimed at understanding how Sertanejo Universitário is materialized performatively as a musical genre. It starts with the hypothesis that, simultaneously with the functioning of the musical genre, expressions of gender emerge through specific processes, mediated by narratives of suffering, alcohol intake and celebration. The aim is to ascertain how the notions of Gender and Musical Genre function performatively, based on analyzes of events and musical productions that took place over the years 2010, operated in analytical keys established from Judith Butler's contributions. With a genealogy of Sertaneja Music, one can understand the emergence and consolidation of Caipira Music, its disputes with the Sertanejo Romântico and the configuration of the Sertanejo Universitário. Later, the narratives of feminejo and the dubiousness of the male figure in the musical genre are observed in works by different singers and duos. Suffering appears as a modulation of an ethos-sertanejo, which is also observed through the sociabilities and performances present in live music spaces, thought of as parties. The work ends with the proposition of a performative analysis of Gender and Taste, influenced by Butler and Hennion, for the studies of Communication, Music and Gender.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE João André da Silva Alcantara.pdf985,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons