Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41388

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Vilma Maria Villarouco-
dc.contributor.authorARAÚJO, Maiana Cunha-
dc.date.accessioned2021-10-20T16:44:18Z-
dc.date.available2021-10-20T16:44:18Z-
dc.date.issued2020-09-28-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maiana Cunha. O papel do ambiente construído sobre a educação : a influência sobre a atenção e a relação com o aprendizado. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41388-
dc.description.abstractA ergonomia do ambiente construído trata o ambiente como colaborador das atividades realizadas pelo ser humano, e, portanto, é a lente adequada para a análise de ambientes de ensino. Tendo esta compreensão sobre a atuação do espaço edificado, esta pesquisa partiu da hipótese de que o ambiente possui influência sobre o aprendizado, e estruturou-se com o objetivo de investigar como esta contribuição acontece. Com base em levantamentos de dados iniciais, verificouse a possibilidade de comprovar essa relação através da interferência do ambiente sobre a atenção dos alunos e, consequentemente, sobre seu aprendizado. Foram estabelecidos critérios para a seleção de duas instituições de ensino da rede pública da cidade do Recife cujas características permitissem a comparação entre seus dados. Em seguida foi feita a análise ergonômica de suas salas de aula através da utilização da Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído (MEAC) (VILLAROUCO, 2001). Este método possui entre suas etapas a investigação da opinião do usuário, que foi realizada através da utilização da Constelação de Atributos (EKAMBI-SCHMIDT, 1974). Para a análise da atenção foi utilizada a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) (RUEDA, 2013). Acredita-se que os dados levantados podem ser de grande contribuição para este nicho de pesquisa pois estabelecem uma relação importante entre ambiente e atenção, onde os alunos usuários das salas de aula melhor ergonomicamente avaliadas apresentaram melhor desempenho no teste aplicado. Também se identificou que fatores ambientais específicos tiveram relação direta com a atenção e levantou-se um debate sobre os índices de conforto e a percepção dos estudantes. Estas informações reforçam a necessidade de se construir edificações escolares com qualidade, pensando o edifício como uma ferramenta que pode colaborar para uma melhor qualidade do aprendizado, tendo em vista o fato de que a educação é uma das formas de contribuir hoje para um futuro melhor.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSalas de aulapt_BR
dc.subjectEACpt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.titleO papel do ambiente construído sobre a educação : a influência sobre a atenção e a relação com o aprendizadopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5291656435162353pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3582673275818085pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe ergonomics of the built environment treats the environment as a contributor to the activities performed by the human being, and therefore is the appropriate lens for the analysis of teaching environments. Having this understanding about the performance of the built space, this research started from the hypothesis that the environment has an influence on learning, and was structured with the objective of investigating how this contribution happens. Based on initial data, it was verified the possibility of proving this relationship through the interference of the environment on the student?s attention and, consequently, on their learning. Criteria were established for the selection of two public schools in the city of Recife whose characteristics would allow the comparison between their data. Then, the ergonomic analysis of their classrooms was made through the use of the Ergonomic Methodology of the Built Environment (MEAC) (VILLAROUCO, 2001). This method has among its steps the investigation of the user's opinion, which was carried out using the Constellation of Attributes (EKAMBI-SCHMIDT, 1974). For the analysis of attention, the Psychological Battery for Attention Assessment (BPA) was used (RUEDA, 2013). It is believed that the data collected can be of great contribution to this research niche because they establish an important relationship between environment and attention, where students using the best ergonomically evaluated classrooms performed better in the applied test. It was also identified that specific environmental factors were directly related to attention and a debate was raised about the comfort index and the student?s perception. This information reinforces the need to build quality school buildings, thinking of the building as a tool that can contribute to a better quality of learning, in view of the fact that education is one of the ways to contribute to a better future today.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maiana Cunha Araújo.pdf8,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons