Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41443

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde-
dc.contributor.authorFREITAS, Keilla Rebeka Simões Oliveira de-
dc.date.accessioned2021-10-26T18:03:44Z-
dc.date.available2021-10-26T18:03:44Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.citationFREITAS, Keilla Rebeka Simões Oliveira de. Estudantes com altas habilidades/superdotação : compreensão de conceitos científicos pela mediação docente. 2021. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41443-
dc.description.abstractO estudante com altas habilidades/superdotação se caracteriza por apresentar um elevado potencial, que pode ser evidenciado nas mais diversas atividades desenvolvidas por ele. Por isso, faz-se importante a utilização de uma mediação efetiva e intencional por parte do professor nas aulas, para que ele possa desenvolver suas aptidões. Desse modo, partindo-se do enfoque teórico histórico-cultural de Vigotski e da filosofia da linguagem de Bakhtin, o presente estudo teve como objetivo geral investigar a compreensão de conceitos científicos por estudantes com altas habilidades/superdotação na área acadêmica pela mediação pedagógica. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de base sociocultural, que teve como delineamento estudos de casos múltiplos e como base o método clínico. Participaram do estudo dois estudantes identificados com altas habilidades/superdotação, na área acadêmica, com bom desempenho linguístico e interesse por ciências, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola particular e de uma escola comunitária da cidade de João Pessoa/PB, em contexto de sala de aula. Também participaram suas mães, as professoras da disciplina de ciências e a psicóloga do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Para a construção de dados foram desenvolvidas observações e videogravações das aulas de ciências, com a duração de tempo prevista para esses momentos e a quantidade de aulas em que uma mesma unidade temática foi enfocada. Após isso, foi realizada uma situação de leitura individual com esses estudantes, de um texto relacionado com a unidade temática trabalhada nas aulas, seguida por perguntas semiestruturadas. Também foram desenvolvidas entrevistas com todos os participantes. Para análise dos dados foram adotados dois eixos, o Eixo 1 corresponde à análise da compreensão dos conceitos científicos dos estudantes, pela mediação docente nas aulas de ciências, e contemplou dados das observações, videogravações e situações individuais de leitura; já o Eixo 2 se refere à análise das concepções dos participantes do estudo, e abarca os dados das entrevistas. Com relação ao Eixo 1, as videogravações e situações individuais de leitura foram analisadas com base na análise dialógica do discurso que foi proposta por Barbosa (2014), e na análise da ação mediada, proposta por Wertsch (1991, 1998, 1999); e, as observações foram analisadas com base nos aspectos do contexto sociocultural, físico e imediato. No que se refere ao Eixo 2, as entrevistas foram analisadas de acordo com a apreensão dos sentidos presentes na fala do sujeito a partir de núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). De acordo com os resultados obtidos, os dois estudantes compreenderam rápida e profundamente os conceitos enfocados pelas professoras nas aulas, por meio de uma sequência didática que observou a hierarquia conceitual existente entre os conceitos enfocados. Esse processo se deu pela proposição de estratégias pedagógicas dialógicas, dinâmicas e significativas. Além disso, os estudantes, suas mães e as professoras de ciências reconhecem a rápida e profunda compreensão conceitual que eles apresentam, bem como suas aptidões e interesses na área acadêmica e em linguagem. Para concluir, ressalta-se a necessidade da inclusão escolar desses estudantes, com a proposição de atividades de enriquecimento curricular, que contemplem adequações no ensino e no ambiente de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCiências – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEstudantes com altas habilidades/superdotação : compreensão de conceitos científicos pela mediação docentept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7677531680570781pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445170519526710pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe student with high ability is characterized by a high potential, which can be evidenced in the most of diverse activities developed by him. Therefore, it is important to use effective and intentional mediation by the teacher in classroom, so that he can develop his skills. Thus, based on Vigotski's historical-cultural approach and Bakhtin's philosophy of language, the present study aimed to investigate the comprehension of scientific concepts by high ability learners through teacher mediation. For this, a qualitative research with a socio-cultural basis was developed, which was based on multiple case studies and based on the clinical method. The study participants were two students from the elementary school, from a private school and a community school in the city of João Pessoa/PB, identified with high ability learners, with language competence and high performance in science, in the context of the classroom. Also attended by their mothers, their teachers of the science matter and the psychologist of one center for high ability learners of the state, the NAAH/S. For the data construction were done observations and video recordings of science classes, with the duration of time organized for these moments and the number of classes in which the same thematic unit was worked. After that, an individual reading situation was held with these students, of a text related to the thematic unit of classes, followed by semi-structured questions. A semi-structured interview was also carried out with each all the participants. For the data analysis, two axes were adopted, axis 1 corresponds to the analysis of the comprehension of the scientific concepts of the students, through the mediation of teachers in science classes, and included data from observations, video recordings and individual reading situations; axis 2, on the other hand, refers to the analysis of the conceptions of the study participants, and includes the data from the interviews. Regarding axis 1, the video recordings and individual reading situations were analyzed based on the dialogical analysis of the discourse proposed by Barbosa (2014), and in the analysis of the mediated action, proposed by Wertsch (1991, 1998, 1999); and the observations were analyzed based on aspects of the socio-cultural, physical and immediate context. With regard to axis 2, the interviews were analyzed according to the apprehension of the meanings present in the subject's speech based on nuclei of meanings (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). The results indicate that the two students quickly and deeply comprehended the concepts focused on by the teachers in class, through a didactic sequence that observed the conceptual hierarchy existing between the focused concepts. This process took place through the proposition of dialogical, dynamic and significant pedagogical strategies. In addition, the students, their mothers and their science teachers recognized the rapid and profound conceptual understanding that they have, as well as their skills and interests in the academic field and language. To conclude, the need for school inclusion of these students is emphasized, with the proposition of curricular enrichment activities, which include adaptations in teaching and in the learning environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Keilla Rebeka Simões Oliveira de Freitas.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons