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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41451
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Título: | Entre os “bicos” e as “bocas” : a rememoração na construção de significados de si com participantes do programa “Centro de Justiça Terapêutica do TJPE” |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Vanessa Mariana Gonçalves de Lima Silva |
Palavras-chave: | Psicologia cognitiva; Psicologia; Justiça terapêutica; Pernambuco. Tribunal de Justiça |
Data do documento: | 20-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ALBUQUERQUE, Vanessa Mariana Gonçalves de Lima Silva. Entre os “bicos” e as “bocas”: a rememoração na construção de significados de si com participantes do programa “Centro de Justiça Terapêutica do TJPE”. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Na abordagem de questões associadas a relações problemáticas com drogas, o judiciário brasileiro tem desenvolvido programas educativos, conforme previsto na Lei 11.343/2006. Sob o paradigma da Justiça Terapêutica, esses programas têm, frequentemente, profissionais psicólogos compondo suas equipes. Mas, há uma escassez de produções científicas que contemplem o trabalho do psicólogo nos Centros de Justiça Terapêutica. Diante da importância de que essa prática seja teoricamente fundamentada e embasada em evidências científicas, defende-se a relevância deste estudo, de maneira a cooperar com um delineamento de possibilidades para atuação e contribuição da Psicologia, sobretudo da vertente da Psicologia Cultural Semiótica e da perspectiva do Dialogismo. Assim, foi percorrida uma estrada teórico- conceitual embasada na Psicologia Cultural Semiótica e na Teoria do Self Dialógico, para o estabelecimento de uma metodologia e análise pertinentes aos objetivos desta pesquisa e ao contexto em que foi desenvolvida. O intuito foi de identificar, através de atividades rememorativas e de projeções do futuro, como as rodas de conversas com temas específicos e entrevistas iniciais (anamneses) que compõem o programa do CJT/TJPE, podem desenvolver, com os participantes, significados de si e como esses atuam na (re)construção de trajetórias de vida. A pesquisa foi realizada com três participantes desse programa. Houve uma combinação de métodos para construção e análise de dados que incluiu a observação com audiogravação das atividades já propostas pelo programa CJT/TJPE (entrevista inicial individual e oito rodas de conversa em grupo) mais a inserção de entrevistas semiestruturadas e individuais subsequentes às rodas de conversa. Essas atividades foram submetidas à análise dialógica e revelaram as vozes do eu do sujeito, vozes de outros internalizados e de outros atuais presentes nos enunciados. O procedimento analítico também permitiu a identificação dos significados de si dos sujeitos produzidos nas tríades eu-outro-objetos que atuaram na (re)construção de suas trajetórias de vida. Ainda que os resultados da pesquisa fortaleçam a relevância do outro na construção de significados de si dos sujeitos, este estudo não se propôs a provar a importância do outro. Mas, já partindo dessa constatação, utilizando a rememoração de vivências dos participantes, foram enfatizadas as interações entre as diversas vozes atuantes no self dialógico e investigadas as construções de significados de si emergentes das interações eu-outro que atuaram nas produções de trajetórias de vida, em um dado contexto. Houve um foco nas trajetórias que direcionaram para o consumo, dependência e envolvimento no tráfico de drogas e na identificação daquelas que apresentaram fatores protetivos referentes a essa problemática. Os resultados obtidos elucidaram intervenções, através da relação eu(participante)- outro(pesquisador)-objeto(reflexões), que favoreceram a emergência do novo no self dialógico de cada participante e a concepção de novas trajetórias de vida. Deste modo, o estudo apontou, por meio da perspectiva dialógica, possibilidades para a prática profissional na abordagem de questões referentes a drogas. Assumir a existência desse fenômeno das possíveis construções a partir da tríade eu-outro-objeto, em diversos contextos institucionais reais concretos e conduzi- lo de maneira mais consciente, reflexiva e com responsabilidade ética, conforme descrito na pesquisa, é um desafio que ainda demanda mais estudos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41451 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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