Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41455

Compartilhe esta página

Título: Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores : a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco
Autor(es): CHIHANHE, Adriano Carlos
Palavras-chave: Cooperação; Criatividade empresarial; Inovação
Data do documento: 27-Abr-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CHIHANHE, Adriano Carlos. Análise da influência da rede de cooperação sobre a criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores: a experiência das empresas juniores das universidades de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: As empresas juniores de Pernambuco constituem segmento de empresas com alto potencial para o desenvolvimento econômico e social por interligarem as Instituições de Ensino Superior com o mercado. A pesquisa visa analisar a contribuição da articulação em rede na criatividade, inovação e competitividade das empresas juniores das IES de Pernambuco. O estudo é de natureza aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa, e teve como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos, com dados coletados por meio das entrevistas semiestruturados dirigidas aos gestores das empresas juniores. A análise de conteúdo foi a técnica usada para analisar os dados, associado à análise das redes por meio do software UCINET 64. Os resultados da pesquisa, revelam que empresas juniores pesquisadas, são entidades civis, sem fins lucrativos, geridas por estudantes, e se dedicam à prestação de serviços de consultoria nas diversas áreas. São espaços de aprendizagem prática e complementar aos conhecimentos teóricos e de desenvolvimento de habilidades empreendedoras. A rede das empresas juniores estudadas revela eficiência na geração de ideias essenciais para o desenvolvimento de inovações, pela troca de conhecimentos, experiências e recursos complementares. Os resultados revelam que o federalismo, constitui o mecanismo de cooperação entre as empresas juniores das IES de Pernambuco. As relações de cooperação são de natureza formal, e informais quando envolvem empresas seniores parceiras que prestam assessoria. A rede é caracterizada por pouca densidade, e uma empresa com poder de centralidade. Em relação à abertura, as empresas pouco cooperam de forma direta com organizações externas, sendo que, o contato é possibilitado pela federação e confederação através de eventos e Portal Brasil Júnior. A cooperação entre as empresas juniores, contribui para a criatividade e inovação, pois permite a troca de visões, experiências e conhecimentos sobre a gestão organizacional e processos, que cada organização aprimora e adequa dentro da sua empresa. A gestão da criatividade e inovação é efetivada através de capacitações, mentorias, liberdade para propôr ideias e participação de todos membros nas atividades das empresas. A cooperação entre as empresas juniores resulta não na competitividade das empresas, mas sim na coopetividade, resultando na execução conjunto de projetos, indicação de projetos, capacitações, troca de informações, conhecimentos que geram soluções aprimoradas para o mercado, permitindo a entrega de soluções completas e na sobrevivência das empresas juniores no mercado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41455
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adriano Carlos Chihanhe.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons