Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41496

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Mariana Batista da-
dc.contributor.authorCARVALHO, Viviane Alves de-
dc.date.accessioned2021-10-29T16:55:24Z-
dc.date.available2021-10-29T16:55:24Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationCARVALHO, Viviane Alves de. Avaliação de implementação do Programa Incluir e as iniciativas de acessibilidade dos professores, burocratas de nível de rua, na Universidade Federal de Pernambuco (2012-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41496-
dc.description.abstractAtualmente, a acessibilidade é uma temática bastante discutida, notadamente no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência na educação superior, paratanto a pesquisa tem como problemática o seguinte questionamento: Quais práticas os professores criam para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula? Para compreender este questionamento, a pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Incluir e como objetivo geral avaliar as práticas que os professores, Burocratas de Nível de Rua, criam para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula, nos campi de Recife da UFPE, no período de 2012 a 2019. Tomando por base, a compreensão do processo de implantação do Programa Incluir no âmbito das políticas públicas de inclusão na educação superior; a verificação dos serviços, recursos e apoios técnicos disponibilizados pelo Programa Incluir que viabilizam a inclusão educacional dos estudantes com deficiência, na UFPE; e a identificação das práticas realizadas para implementação e execução do Programa Incluir nas iniciativas de acessibilidade dos professores. Metodologicamente, o desenho da pesquisa utilizado foi o de métodos qualitativos, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com professores, Burocratas de Nível de Rua, em sala de aula, nos campi de Recife da UFPE. Os resultados demonstram que, para os entrevistados, embora a implementação do Programa Incluir contribua para efetivação da política pública inclusiva, suas iniciativas de acessibilidade em sala de aula são bastante influenciadas por suas trajetórias profissionais, capacitações e perfil relacional com os estudantes com deficiência. Nesse sentido, faz-se necessário uma atenção maior para ações de capacitação do corpo docente desta instituição, inclusive de divulgação do Programa Incluir e da eliminação de barreiras e promoção de uma cultura mais inclusiva na Universidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPrograma Incluirpt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titleAvaliação de implementação do Programa Incluir e as iniciativas de acessibilidade dos professores, burocratas de nível de rua, na Universidade Federal de Pernambuco (2012-2019)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6065667017941949pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5144800413272494pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxCurrently, accessibility is a topic that has been widely discussed and notably concerning the inclusion of people with disabilities in higher education. Therefore, the research has the following question as a problem: Which practices do teachers produce to deal with the inclusion of students with disabilities in classrooms? To understand this question, the object of study is the Include Programand as a general objective to evaluate thepractices that teachers, street-level bureaucracy, produce to deal with the inclusion of studentswith disabilities in classrooms. These classes, as mentioned before, are on the campuses of Recife at UFPE, from2012 to 2019. Based on the understanding of the implementation processof the Include Program, within the scope of public policies for inclusion in higher education, the verification of the services, resources, and technical support provided by the Include Program that enable the educational inclusion of students with disabilities at UFPE, and the identification of practices carried out for the implementation and execution of the Program Include in the accessibility initiatives for teachers Methodologically, the research design used was that of qualitative methods, having as a data collection instrument semi-structured interviews with teachers, street-level bureaucracy, in the classroom, on the Recife campuses of UFPE. The results show that, for the interviewees, although the implementation of the Include Program contributes to the effectiveness of the inclusive publicpolicy, their accessibility initiatives in the classroom are highly influenced by their professional trajectories, qualifications, and relational profile with students with disabilities. Inthis sense, it is necessary to pay greater attention to train actions of the faculty of this institution,including disseminating the Include Program and eliminating barriers, and promoting a more inclusive culture at the University.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Viviane Alves de Carvalho.pdf2,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons