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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41500

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Título: A Influência do mercado interno e externo no aumento na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar.
Autor(es): ARAÚJO, Anne Katarine Silva de
Palavras-chave: Agrocombustíveis - Pernambuco; Programa Nacional do Álcool (Brasil); Álcool como combustível - Mercados
Data do documento: 14-Set-2014
Citação: ARAÚJO, Anne Katarine Silva de. A Influência do mercado interno e externo no aumento na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: A partir de 1532 foi introduzida no Brasil a monocultura de cana-de-açúcar oriunda da África. O principal produto da cana-de-açúcar era o açúcar, mas devido a necessidade de um combustível renovável e sustentável começou a ser produzido também o etanol. A produção de etanol começou no século XX e desde então não se parou mais. O presente trabalho tem por objetivo destacar os programas e instituições governamentais incentivaram tal produção, como PROALCOOL (1975 – 1989) e IAA (1933 – 1990). Descrever onde começou a produção e para onde se expandiu e quais fatores levaram a esta circunstância. Qual mercado é responsável pelo aumento da produção de etanol, se é o mercado interno ou o externo. Quais fatores levaram ao Brasil exportar o etanol, bem como o perfil de consumo dos principais importadores e quais são esses importadores. O recorte temporal para análises de dados de produção e consumo foi o período entre os anos de 2000 e 2015. Durante esse período houve picos de elevação na produção e no consumo de etanol, no mercado interno e externo. Serão expostos também os riscos de uma possível insegurança alimentar no Brasil e nos EUA, que são os maiores produtores e consumidores de etanol.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41500
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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